Trabalhando com Layers

Vamos decorar ambientes?

 

 

 

Observe a gravura acima.

Ela foi toda decorada, tendo como base a maquete abaixo:

 

 

 

E este é o trabalho que vão fazer.

Não há necessidade de fazer exatamente igual ao do exemplo.

É a criatividade de cada um que vai prevalecer.

Salve a maquete com o botão direito, em Salvar Imagem como....

Há  endereços  ao fim do tutorial de sites onde encontrarão os mais variados móveis

 Salve-os na pasta dos tubes e se necessário façam o reconhecimento, ensinando o caminho para o PSP poder achá-los.

 

Agora vamos às dicas importantes.

 

1 - Cada objeto deve ser colocado em uma nova layer.

     Isso para que possamos movimentá-los à vontade,  aumentá-los, diminuí-los ou enviesá-los, sem que tiremos outras coisas do lugar.

 

2 - Neste meu trabalho usei 24 layers. A primeira foi a maquete e foram colocados 23 tubes em 23 layers diferentes.

 

3 - Observe a lista das minhas layers: não aparecem todas porque não couberam na tela...rs...( veja  a dica da Romy no fim do tutorial)

 

 

 

4 -Repare que elas não estão em ordem certa, isso quer dizer que precisei colocar tubes atrás ou na frente  de outros, mudando assim a ordem de colocação na layer pallete.

 

5 - Para sabermos  o número de alguma layer, por exemplo a mesa, é só clicar com a ferramenta Mover em cima dela, que ela ficará selecionada na layer pallete, daí é só olhar.

 

6 - Uma dica para não dar problemas:

      Quando estava para colocar  a layer número 18, que seria o relógio, resolvi colocá-la exatamente antes da layer 12 que era a mesa, para que ele ficasse atrás da mesa.    

  Selecionei na layer pallete a Layer 11 que era o quadro e que vinha antes, e  fui em Layer / New Raster Layer, e a layer 18 ficou exatamente entre a 11 e a 12.

 

Portanto,  cada vez que quisermos colocar uma layer atrás, ou na frente de outra layer, é só clicar na layer anterior ao lugar, e ela ficará no lugar certo.

 

7 - Quando formos usar os tubes, teremos que diminuir bastante, para que fiquem proporcionais. Mas este valor vai variar muito conforme o tamanho original do tube.

 Olhe o exemplo do gato que coloquei em cima do sofá.  Usei scale 10.  No tube do sofá, coloquei 50; para outros outros usei, 30,40 etc... vamos sempre tentando até acertar o tamanho exato:

 

 

 

 

 

 

8 - Outra ferramenta que usaremos é o Deform.

 Para aumentar, diminuir, dar uma viradinha...

Os tapetes aumentei e até mudei a forma, o sofá dei uma pequena inclinação para a esquerda.  E isso puxando pelos nozinhos.

 Para enviesá-los aperte a tecla SHIFT e puxe os nozinhos dos cantos. Para os nozinhos do meio, para aumentar e diminuir não precisa apertar a tecla SHIFT.

Tudo tem que ser feito bem suavemente. Se não gostar é só clicar no UNDO  que volta ao normal.

 

 

    

9 - Para colocar móveis na outra sala, depois da porta, coloquei-os e depois com a borrachinha apaguei as partes da porta, para dar a impressão que estão depois do vidro. A borrachinha é outra ferramenta que nos pode ajudar.

 

10 - Depois que estiver bem satisfeita, assine e vá em Layers / Merge/ Merge All e salve em JPEG.

 

 

Dica: quando for usar muitas layers você pode dar nome a elas no momento em que adicionar nova layer, veja na imagem abaixo.

 

 

 

Supondo que tenha esquecido de fazer isso ao criar nova layer, pode renomeá-la a qualquer momento, a partir da paleta de layers.  Selecione a layer que deseja (re) nomear e clique com o botão direito em Rename:

 

 

 

 

 

Tutorial de Zilnê Godoy direcionado para o estudo do Paint Shop Pro8 na lista Toque de Arte.

Novembro de 04

Publicação exclusiva nos sites 

Direitos reservados.