Formatando um top com fundo liso ou trabalhado no Front Page



1- Faça o seu top no editor de imagens e salve como .jpg.

 

2- Abra o Front Page e na página nova clicar em Inserir Figura de Arquivo  e vamos procurar a pasta onde está salvo o top. Marque a imagem e OK.
 
3 – Observe que ela não fica centralizada. Para que isso aconteça dê um clique no centro do top, vão aparecer nozinhos em volta da imagem.


4 – Na parte inferior do FP , clicar em posição absoluta . O Top ficará totalmente centralizado.
       

 

5 – Agora repare se está tudo no lugar, se está bem posicionado, nas laterais e na parte de cima. Para levar para cima posicione o mouse no centro do top e arraste para cima. Para levar para os lados, clique no nozinho central de cada lado e estique. Normalmente não há necessidade, depois de clicar em posição absoluta.


6 – Estando bem posicionado, clique em qualquer lugar fora do top para desaparecerem os nozinho e dê alguns Enters para rolar o fundo e posteriormente aparecer o fundo no Outlook.

 

5 –  Para igualar a cor de fundo com o top, vamos clicar em Formatar e em Plano de fundo:
   

 

6 – Vai abrir a janela Propriedades da página. Clicar no retângulo onde diz Plano de fundo:


 

 
7 – Vai abrir esta janela, clicar em Mais cores:


 

 
8 – Na  janela Mais cores, clicar em Selecionar.  Vai aparecer um conta-gotas , com o qual  vamos pinçar no top, a cor que queremos para o fundo. Clicar Ok e OK.


 
9 – Agora o Top está completo. 
Salve em Salvar como...na página de Papéis de Carta do Outlook em C:/Arquivos de Programas/Arquivos Comuns/Microsoft Shared/Papéis de carta.

10- Para usar, abra o Outlook em Mensagem/Nova mensagem usando...e seu papel será o primeiro da lista disponível.  Em outra vez que precise deste papel, ele estará disponível na opção mais abaixo: Selecionar papel de carta, veja:

 

 

11- Para usar um fundo trabalhado ou um tile, formate o plano de fundo em Propriedades da página e marque a opção Imagem de Fundo.  

Em Procurar localize seu tile e OK.


 

 

Observação:  você pode fazer a formatação completa no Front Page, como aplicar  texto, som, usar tabelas, letreiros, etc e ao salvar como papel de carta terá disponível no Outlook sua formatação integral.

 
 

 

Tutorial de Zilnê Godoy

para o Caderninho

Colaboração Romy Bastos


Em 06/04/04