Material: plug-in Simple
Um ou mais tubes
Recursos do PSP


Este é um top de execução simples, usando-se apenas um plug-in e deixando margem à criatividade de cada pessoa no acabamento, brincando um pouco com os presets défault do Paint Brush e outros brushes, muito bons para acabamentos.

1. No PSP, abra uma imagem (espaço de trabalho) de 256 x 256 px e preencha com um gradiente metálico - aqui foi usado Metal Brass - com as seguintes configurações: Repeats 2/Angle 0/Style Sunburst ( é o terceiro)/Horizontal 100/Vertical 50/Invert e Texture desmarcados/ Link Center and Focal Points marcado.



2. Aplique Plug-in Simple/Quick Tile, 50%

3. Abra uma imagem (espaço) de 1024 x 256 px; preencha com o "Baldinho" (Ferramenta Flood Fill), usando o "tile" que preparamos (a imagem pequena) como Pattern, com as configurações: Angle 0/Scale 100. Agora pode deletar o "tile" (ou salvá-lo para outro uso futuro, por exemplo, como Pattern, em um outro trabalho seu).



4. Aplicar Plug-In Simple/ Top Left Mirror.



5. Layers/New Raster Layer - aplique e posicione o tube no centro ou onde achar melhor; se aplicar mais de um tube, use uma nova layer para cada um, para facilitar o posicionamento; se quiser ressaltar o tube (opcional), aplique Effects/3D Effects/Drop Shadow - aqui aplicamos com as configurações: Vertical e Horizontal 3/Opacity 50/Blur 2,00/Cor black (preto).

6. Layers/Merge All.

7. Image/Add Borders - Com "Simetric" desmarcado, aplique, só embaixo (Bottom), uma borda de uns 15px, numa cor que combine com o gradiente - aqui foi usada a cor #ddd69b. Sugestão: faça a barra na cor que pretende dar ao fundo do top.


8.Clique agora na Ferramenta Paint Brush e a seguir, na Tool Options Pallete da ferramenta, em Presets:



8. Vai se abrir o menu dos Presets da ferramenta:



escolha um deles para fazer o acabamento, na borda; vá experimentando e desfazendo com o "Undo", até achar um de seu agrado; aqui foi usado Small Blend, com as configurações abaixo:



Sugestão: tendo feito a barra na cor que você dará ao fundo do top, aplique o Preset deixando um pouco da barra aparecendo; ao formatar o top e colocar a cor do fundo, essa parte da barra vai ficar mesclada com o fundo, ressaltando o efeito do Preset escolhido.

 
 Assine e exporte como JPG Optimizer.
 

Para formatar este top no Outlook Express, veja o tutorial aqui.  

Use a alternativa de formatar no Front Page, seguindo o tutorial aqui.

 

Exemplos:

 

 

 

 

 

Tutorial elaborado
por Vanda Vasconcellos e Tania Matias,
exclusivo para os sites
 
 
Abril de 2006
 
Todos os direitos reservados

 

 

 

 

Folhas Soltas

Caderninho