Assinatura com Pincel
 
Material
Recursos do PSP9
 
 
Este  tutorial foi elaborado para ser todo executado no programa Animation Shop. Vamos, porém, usar tubes défault do PSP9.
 
1. No Animation, clique em File/Browse e navegue até os Picture tubes do programa PSP9 (devem estar em Disco Local C/Arquivos de Programas/JascSoftware Inc/PSP9/Picture Tubes); escolha Photo Objects/ Art Group:
 
 fig2
 
2. clicando em Art Group, você abre a cartela de tubes que se vê na ilustração abaixo (imagem reduzida): 
 
 
 fig3
3. faça uma cópia (Shift+D ou Edit/Copy/Edit /Paste as new animation);escolha o pincel (escolhemos o de ponta azul) e a mancha de tinta (aqui escolhemos a azul) e recorte (recorte um tube em cada cópia; para recortar, clique na ferramenta Crop, faça o retângulo em torno da imagem e clique  no botão Crop). Nas ilustrações, a mancha já selecionada pela ferramenta Crop e a ferramenta Crop.
 
  fig4
 
 
  fig5
 
 Nota: se escolher um outro pincel e quiser alterar a posição dele, use, no próprio Animation shop, Animation/ Rotate ou Mirror, que funcionam como no PSP.
 
4. Você está agora com duas imagens, a do pincel e a da mancha; minimize as duas; clique em File/New e abra uma "New Animation" colocando as medidas 350x250px (é um espaço de trabalho, transparente; o programa chama cada um deles de "New Animation", tal como o PSP os chama de "Image").
 
5. Vá ao Painel de Cores ( semelhante ao do PSP), e clique no retângulo superior, do Foreground, para escolher a cor da fonte (caso sua paleta de cores não esteja visível, clique em View/Color Pallete).
 
6.  Clique no "A" da ferramenta de texto e clique na imagem; na caixa que se abre, defina a fonte, o tamanho (size), se quer em negrito ou itálico  etc . Aqui foi usada a fonte KidTYPEpaint, Normal, 48.   Se você não tiver a fonte, pode salvar o zip aqui. Escreva a palavra toda (se quiser que ela seja toda da mesma cor) ou escreva apenas a primeira letra - aqui, o "A". Se quiser cada letra de uma cor, como aqui, repita este passo 6, trocando a cor, até escrever toda a palavra. Seu trabalho deve estar assim, com uma "moldurinha" em azul em volta:
 
 
 
 fig6
 
7. Clique na setinha branca, na barra de ferramentas, desativando a Ferramenta Texto.
 
 
 fig 6b
 
8. Vamos fazer cópias da imagem. Para isso, clique em Edit/Duplicate Selected ou no ícone de Duplicate:
 
fig 7
 
 
 
8. Faça três cópias para cada letra de sua palavra e mais uma para a mancha de tinta. Aqui, escrevemos  a palavra "Arte": como são 4 letras, vamos usar 12 cópias, com a da mancha, 13. O número da cópia está marcado debaixo da imagem. Cada um desses retângulos com a imagem, no Animation, é chamado de "Frame"("Quadro" ou "Moldura", em inglês). Mas, se você ficar com cópias demais - no exemplo aqui, mais de F13, quer dizer, mais de 13 Frames - não se preocupe: deletaremos o que sobrar, depois. 
 
 
9. Clique em Window/Cascade, para mostrar todas as frames.
 
 10. Volte para a Frame 1 e clique nela, para selecioná-la. Para voltar, use a barra de rolagem, que aparece debaixo das Frames ou clique em Edit/Go to frame...colocando o número da Frame.
 
11. Na Frame 1 - F1, a primeira delas,  use a Ferramenta Apagador ("Borracha", ícone igual ao do PSP) e apague tudo, deixando apenas um pedacinho da primeira letra; libere a borracha, clicando na setinha branca.
 
12. Ative a imagem do pincel, que você tinha minimizado; clique em Edit/Copy/Edit/Paste into selected frame - e cole o pincel sobre o comecinho da primeira letra (aqui, o "A" da palavra "Arte"):
 
 fig8
 
13. Vá para a Frame2 (F2), usando a barra de rolagem, e - importante - clique na frame . Apague tudo, deixando, porém, um pouco mais da primeira letra (aqui, o "A") e, como no passo anterior, cole o pincel, mas, mais acima:
 
 fig9
 
14. Vá para a Frame3, clique nela, para selecioná-la. Apague tudo, deixando agora só a primeira letra completa; novamente Edit/Paste into selected frame e cole o pincel no fim da letra:
 
 
 fig10
 
 
15. Vá para a Frame 4, clique nela  e comece a trabalhar na segunda letra. Vamos deixar a primeira letra já completa (aqui, o "A" ) e apagar o resto, ficando apenas o comecinho da segunda letra (aqui, o "R"); repetimos o que foi feito antes, ou seja: colamos o pincel no comecinho da letra (aqui, o "R"); depois, vamos para Frame 5, apagamos, deixando o "A" e mais um pouco da segunda  letra ("R") e colamos o pincel mais acima. Na ilustração que se segue, você vê a Frame 4  e a Frame 5 do trabalho, já com o pincel colocado na a segunda parte do "R". 
 
 
 
fig11
 
 
17. Vamos para a Frame seguinte (F6) e clicamos nela; mantemos o que estava na Frame anterior (F5), deixamos o "R" completo, apagando o resto e colamos o pincel:
 
 
 
 fig12
 
18. Seguimos para a Frame 7, para iniciar o trabalho na próxima letra ("T") e assim por diante, até a última letra. Ao terminar de apagar, lembre-se de clicar na setinha branca, para liberar a Ferramenta borracha e - importante - ao passar para a frame seguinte, lembre-se de clicar nela, para selecioná-la.
 
 
19. Terminando as letras, clique na última frame (aqui, F-13), com a palavra toda escrita nela, e cole o pincel um pouco acima ou abaixo da palavra, a seu gosto; ative a imagem da mancha de tinta, que tinha sido minimizada, copie (Edit/Copy), clique de novo na última frame (F-13 ) e cole a mancha (Edit/Paste into selected frame), um pouquinho abaixo do pincel, dando a impressão de que a tinta caiu dele.
 
20. Mantenha esta última frame (F-13) selecionada; vamos fazer duas cópias dela, assim: clique em Edit/Copy/Edit/Paste/ After current frame - a nova frame, de número 14, será colada após a 13; selecione a F-14 e repita (Edit/Copy/Edit/Paste/After current frame), colando  depois da F-14 essa última Frame do trabalho, F-15.
 
21. Vamos, agora, deletar qualquer frame que tenha sobrado daquela duplicação inicial (outras além da F-15); para isso, clique na frame e no ícone "Delete":
 
 
 fig13
 
22. Vamos ver como está a nossa animação, clicando em View/Animation.
 
Opções: * Você pode aumentar ou diminuir a velocidade da animação, clicando em Animation/Frame Properties e modificando o tempo (o número que aparece na caixa  se refere a centésimos de segundo por frame; se você colocar cem, por exemplo, cada frame será exibida por um segundo).
 
* Você pode recortar toda a animação, retirando "sobras" da parte superior ou inferior de todas as frames; para isso, clique em Edit/Select All (ou aperte a tecla Control+ A), vá à Frame 1, clique na ferramenta Crop, faça o retângulo em torno da parte a ser salva e clique no botão Crop.
 
* Você pode também reduzir toda a animação, clicando em Animation/Resize animation - e colocando na caixa que se abre uma porcentagem, como se faz no PSP .
 
Para assinar seu trabalho
 
se o próprio trabalho não foi uma assinatura, como é o caso aqui,
 
 use o recurso Propagate Paste, assim:
 
 a. abra uma assinatura transparente (gif ou tube) no Animation Shop ou abra no Animation um espaço (pequeno), clique na ferramenta texto e escreva seu nome.
Nota: caso encontre dificuldade para abrir a gif ou tube de assinatura no Animation, abra-a no PSP, faça Edit/Copy e depois, no Animation, Edit/Paste as new animation.
 
b.clique no botão Propagate Paste:
 
fig 14
 
 
 
c. clique em Edit/Select all ou Control+ A, para selecionar todas as frames;
 
d.mantendo a tecla Control apertada, arraste (apertando e mantendo apertado o botão do mouse) a assinatura para a Frame-1 do trabalho; coloque-a onde deseja, e solte Control, soltando só então o botão do mouse: a assinatura será colocada no mesmo local em todas as frames. Ao terminar, libere o botão Propagate Paste, voltando a clicar nele.
 
 
Para salvar seu trabalho:
 
Clique em Arquivo/Salvar e escolha a pasta, clicando em Salvar. Nas caixas que se seguem, dê "Avançar" e "Concluir", estando com as opções de Costumize já configuradas.
 
Para detalhes desse salvamento, veja tutorial aqui.
 
 
 
Tutorial elaborado
por Vanda Vasconcellos,
exclusivo para os sites
 
 
Março de 2006
 
Todos os direitos reservados