Grafite
 
 
 
(Texto animado simples)
 
O tutorial pode parecer longo, mas, é muito fácil e rápido fazer este "grafite".
 
1. Abra uma imagem de 300 x 300px no PSP8, 9, X ou XI.
 
2. Com o "Baldinho",  pinte a imagem, usando a "pattern" do muro ( é a "Brick 02", défault do programa, configurada assim: Angle =0; Scale =100 ).
 
 
3. Layers/New Raster Layer. Faça uma cópia e salve  como Gif, com o nome de Figura 1 (ou outro nome, mas, é importante colocar a numeração). Continue trabalhando com a primeira imagem.
 
4. Configure duas cores, uma para o Foreground e outra para o Background, lembrando que a cor escolhida para o Foreground será a do "stroke" ("contorno") do texto ( aqui foram usadas as cores # 3639aa e  #80ff80) e clique na Ferramenta texto, configurada assim - (ou escolha outras configurações de fonte, tamanho de fonte e stroke, a seu gosto):
 
 
4. Escreva o texto na horizontal; aqui, foi escrito "Adoro", em maiúsculas (na ilustração, a imagem está reduzida); lembre-se que o texto vai se iniciar no ponto da imagem em que você clicar:
 
 
4. Selections/Select none e depois, Layers/New Raster Layer.
 
5. Na Tool Options, mude Direction para a terceira opção ("Vertical and Right")  e escreva o restante do texto; se preciso, na Tool Options, mude Kerning para um valor negativo, a fim de reduzir o espaço entre as letras, na vertical; aqui, usamos -268. Retire a seleção (Selections/Select none). O trabalho ficou assim:
 
 
 
6. Clique em Shift + D, faça sete cópias e deixe-as minimizadas.
 
7. Configure o apagador para um valor grande (aqui, foi usado 36) e apague o texto na vertical (você já está nessa Raster, a 3);.
 
8. Na Layer Palette, clique na Raster 2 e apague o resto, deixando só a primeira letra da primeira palavra - aqui, o "A" de "Adoro". Atenção para não deixar "restinhos", em especial se você usou contorno nas letras, com fizemos aqui.
 
9. Salve essa imagem como Gif e como Figura 2, deixe-a minimizada.
 
10. Ative outra cópia e apague também tudo (trabalhando nas duas layers), deixando apenas mais duas letras da primeira palavra, ou seja, deixando escrito só  "ADO"
 
11. Salve essa cópia como Gif e como Figura 3. Minimize-a.
 
12. Ative outra cópia e , trabalhando na layer3, apague tudo, deixando só a primeira palavra completa - aqui, "ADORO".
 
13. Salve essa cópia como Figura 4 - sempre como Gif, e minimize.
 
14. Vá, agora, trabalhando na Raster3 e repetindo o procedimento:
ative nova cópia, apague tudo e deixe apenas a palvra "OS", nessa Layer, e  a palvara "ADORO" (que está na Raster 2), O texto ficará assim: "ADORO OS" ; salve como Figura 4
 a seguir,  ative nova cópia e  apague mais, sempre na Layer 3, de modo que o texto ficará: 'ADORO OS ME" - salve como Figura 5.
nova cópia, apague e deixe o texto: "ADORO OS MEUS" - salve como Figura 6
nova cópia, apague, texto: ''ADORO OS MEUS AMI" - Figura 7;
ative nova cópia, não apague, deixe o texto todo -"ADORO OS MEUS AMIGOS" e salve como Figura 8.
 
15. Abra o programa Animation Shop e clique no ícone do Wizard:
 
16. No Assistente que se abre, vá clicando em "Avançar", até a quarta tela - lá, mude o valor  para 20 e clique em Avançar.
 
 
17. Na tela seguinte, clique em "Add image", navegue até a pasta onde estão as figuras e então as abra em ordem numérica; se aparecerem fora de ordem, use os botões "Move Up" e "Move Down" ("Mover para Cima" e "Mover para Baixo" ) para organizá-las;
 
18. Clique em "Avançar" e em "Concluir" - a animação vai se abrir no Animation;
 
19. No Animation, clique em Animation/Resize Animation..
 
 
20. E no quadro que se abre, mude o valor para 52:
 
 
21. No Animation, clique em View/Animation, para ver sua animação e
 clique em  "File/Save"; salve onde o programa propõe ou escolha outra pasta; ao clicar em "Salvar", irão se abrir outras telas; vá clicando em "Avançar" até "Concluir". Pronto!
 

 



Tutorial de Vanda Vasconcellos para os sites

 Toque de Arte e Caderninho.

Setembro de 2007

Edição  para Web: Romy Bastos

Direitos Reservados