É comum buscar-se tubes na web, para enfeitar trabalhos ou salvar-se tubes feitos a partir de fotos ou desenhos scanneados.
Já a proposta deste tutorial é produzir por completo um tube: construir uma imagem  só com recursos do próprio PSP9, salvá-la como tube e usar esse tube para enfeitar um Top.
 A imagem proposta - um cestinho de flores - é bem simples, mas, a idéia é se examinar alguns recursos & técnicas que, desenvolvidos pela criatividade de cada um, poderão resultar em obras mais elaboradas e em tubes realmente originais e pessoais. 
 
 

 
Salve aqui a pattern que vamos usar no trabalho e descompacte na pasta Patterns do programa, ou na pasta Patterns em My PSP Files.
 
1. No PSP9, abra uma imagem de 300x 300px.
 
2. Clique na Ferramenta Ellipse, configurada como se vê abaixo.
 
 
 
 
3. A seguir, em Materials, escolha uma cor para o Foreground, para a borda do cestinho (aqui foi usada #cdbfb9) e, no Background, coloque a Pattern Cane (défault do programa), com a configuração: Angle 0/Scale 23.
 

 
                                                       
 
 
 
4. Com a Ferramenta Ellipse, trace o cestinho. 
 
5. Layers/Merge Visible.
 
6. Com a Ferramenta Seleção, configurada para Retângulo, trace um retângulo, bem próximo ao topo do cesto e que será a abertura
e o arco do cestinho; clique então no ícone da Tesoura (ou em Editar/Cut). Veja a ilustração abaixo (imagem reduzida), mostrando o trabalho após este Passo 6.
 
 
7.Tire a seleção (Selections/Select None).  Em Materials, escolha duas cores para as pétalas das flores, colocando uma no Foreground e outra no Bckground; a mais escura, para a borda da pétala, deve ficar no Foreground;  aqui foram usadas: Foreground #781010  e  Background #c00000.
 
8. Com a Ferramenta Ellipse, trace então as pétalas das flores, fazendo pequenas elipses; quando não gostar de uma pétala, use o "undo" e trace-a de novo;  pode girar as pétalas usando a ferramenta Deform ( para viabilizar a ferramenta, vá em Layers/Promote to Raster Layer), ou use Image/Rotate. Faça mais ou menos flores e mude a disposição delas no cestinho, a seu gosto, ou siga o que se vê na figura. Na ilustração, a figura com as pétalas de algumas flores já traçadas.
 
 
9. Faça agora o miolo das flores, da mesma forma: escolha duas cores, sendo a mais escura no Foreground, para a borda do "miolinho" da margarida, e vá fazendo as bolinhas; aqui foram usadas # b45a12 e # ff9001;
 
 
10. Escolha agora um tom de verde (aqui foi usado #20470b) para o Foreground e desenhe os cabinhos das flores, com a  Ferramenta Paint Brush, configurada assim:
 
 
 
 
Nota: responda que sim à mensagem que o programa envia nesse ponto, sobre mudança de Layers.
 
11. Está pronto o cestinho! Vamos agora salvá-lo como tube: Layers/Merge Visible e a seguir, clique em File/Export/Picture Tube; na caixa que surge, dê nome para seu tube, p.ex., Meu Cestinho.
 
Nota: 300x 300px  facilita o trabalho, ao se preparar o tube, mas, com a figura pronta, você pode reduzir o espaço em torno dela, antes de fazer o salvamento por Export; use a Ferramenta Crop ou faça uma seleção em retângulo, com a Ferramenta Selection,  e clique em  Image/Crop to selection.
 
 
 
12. Última parte do trabalho: vamos fazer o Top. Abra uma imagem de 1024 x 250, e, com o Flood Fill ("Baldinho") preencha-a com um gradiente (de preferência não muito escuro):  Style linear /Angle 0/repeats 23; aqui foi usado Duotone light blue e a opacidade foi reduzida para 57.
Nota: A opacidade pode ser reduzida ou na Layer Palette, após a aplicação, ou  antes da aplicação, na Tool Options do Baldinho(comando "Opacity").
 
13. Layers/New Raster Layer.  Clique no ícone de tubes, procure o tube que acaba de criar  e então o aplique e o posicione no Top.
 
13. Vamos fazer agora um acabamento: com um gradiente ou pattern no Foreground, use a Ferramenta Retângulo (a nova, do PSP9)
 
 
 
e desenhe um retângulo na parte inferior do top, de mais ou menos 15 ou 20px; aqui foi usada a Pattern Woodgrain2, Angle 0/Scale 28.
 
14. Assine. Layers Merge All.
 
15. Salve  o trabalho como Jpg. Sugestão de variação: reduza a Scale do Tube, e aplique-o de novo, para um cestinho menor junto do maior:
 
 
 
 
 

Para formatar este top no Outlook Express, veja o tutorial aqui.  

Use a alternativa de formatar no Front Page, seguindo o tutorial aqui.

 

 
 


Tutorial de Vanda Vasconcellos para os sites

 Toque de Arte e Caderninho.

Setembro de 2005 

Edição  para Web: Romy Bastos

Direitos Reservados 

 

Folhas Soltas

Caderninho