Material:
PSP 9
Um tube
 
A idéia deste tutorial é praticarmos um pouco as Ferramentas Vetor do PSP9 Retângulo e Elipse, muito úteis para se criar rapidamente trabalhos com círculos, elipses e retângulos, preenchidos ou só em contorno, formando aros ou "moldurinhas".
Atenção! É importante fazer os passos na ordem aqui apresentada.
 
Vamos fazer uma tile para um fundo e uma tag.
 
Primeiro faremos a tile.
 
1. Abra uma imagem de 300 x300, e, com o "Baldinho", preencha, ou com um gradiente não-metálico, nas configurações abaixo (invert marcado) e não muito escuro
 ou
preencha com uma  cor - também não muito escura e que combine com o tube que vai você vai colocar (aqui foi usado gradiente  Duotone light blue).
 
 
 
 
2. Clique na Ferramenta Retângulo, com as configurações abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
3. Na paleta Materials, coloque no background o gradiente metálico "Metal Brass", com Angle 0/Repeats 21/Invert marcado e deixe o foreground desativado (Transparent); sua paleta vai ficar assim:
 
 
4. Agora, usando a Ferramenta Retângulo (em que já clicamos), vamos traçar um retângulo, de um tamanho que ocupe boa parte da imagem e  que já ficará  preenchido com o gradiente (ilustração com imagem reduzida):
 
 
Nota: se precisar, após traçar o retângulo, use a ferramenta Mover para posicioná-lo; observe que podemos fazer isso, apesar de não termos colocado uma  nova layer para traçar o retângulo; relembrando que não é preciso criar uma nova layer, porque, ao se utilizar a Ferramenta Retângulo, que é uma Ferramenta Vector, o PSP9 automaticamente cria uma Vector Layer.
 
5. Uma vez posicionado o retângulo com o gradiente, agora, sim, vamos em Layers/New Raster Layer.
 
6. Coloque  o tube escolhido nessa layer.
Vamos lembrar aqui que isso pode ser feito de duas maneiras:
a.você pode abrir o tube pelo browser e dar resize, até que ele fique num tamanho compatível ou
b.pode clicar no ícone do Tubo de Tinta e mudar o tamanho do tube pelo comando "scale", se o tube  estiver disponível; para isso, é preciso que ele tenha sido salvo  por "Export Picture Tube"; 
 
 
7. Com o tube já colado, vamos em Layers/Merge Visible.
 
8. Abra a paleta layers (View/palettes/layers) e reduza a opacidade da layer merged para mais ou menos 40.
 
 
9. Effects/Image Effects/Seamless Tile/Default. Está pronta a Tile. Minimize. 
 
Observação:  se desejar ver o efeito opaco, Layers/Merge All.  De qualquer maneira o programa se encarregará de unir as layers ( que já receberam "merge visible") na ocasião de salvar.
 
 
 
Vamos fazer a tag.
 
10. Abra uma imagem de 420 x450 px e, com o "Baldinho", pinte-a com o mesmo material usado para o fundo da tile (aqui, o gradiente duotone light blue).
 
11. Clique na ferramenta Retângulo.
 
12. Coloque como foreground o gradiente metálico "Metal Brass", com: Angle 0/ Repeats 21/ Invert marcado e deixe desativado o background; sua paleta deve ficar assim:
 
 
 
13. Com a Ferramenta Retângulo, trace agora um retângulo -  deverá ficar apenas o contorno (veja a ilustração - imagem reduzida):
 
 
 
14. Mude o número de Repeats do gradiente  do foreground, de 21 para 3, e trace novo retângulo, dentro do primeiro - deverá ficar menos tracejado.
 
15. Mude novamente, para Repeats 0 - o retângulo ficará sem tracejado.
 
Nota: Esta é a "receita" para os aros, retângulos etc:  - Repeats 0 - aparência contínua - ou Repeats maior que zero, para  aparência tracejada (ou você pode mudar o Line Style, na Tool Options ). Com o backgroud desativado (em Transparent), obtemos só o contorno.
Use "undo" se não gostou da  posição do retângulo. Lembrando que você poderá mover o primeiro retângulo feito, pois, o PSP criou uma Vector layer (veja o que foi dito na nota do passo 4); se quiser mover os outros, porém, terá de colocar cada um numa nova Vector Layer.
 
16. Clique agora na Ferramenta Elipse (no mesmo local, abaixo da Ferramenta Retângulo) e faça o círculo (ou elipse) central, de um tamanho que permita colocar dentro o seu tube.
 
 
O número de "modurinhas" ou de aros fica por sua conta - faça conforme este modelo, em número maior ou menor, variando Repeats etc. Você pode também variar a espessura, aumentando ou diminuindo "Width", nas configurações  das respectivas ferramentas - aqui foi usado o valor 4  (veja a ilustração de configurações, no passo 2).
 
 
17. Layers/New Raster Layer - para colocar e posicionar o seu tube, no centro do trabalho.
 
18. Assine. Layers/Merge All.
 
19. Effects/3D Effects/Buttonize, com as configurações: Height 10/Width 8/Opacity 75/ transparent/ Color: branco.
 
 
20. Está pronto! Salve como Jpg ou exporte com o JpgOptimizer.
 
21. Use a tile para fazer um background, no Outlook, por Formatar/Plano de fundo/Imagem e depois insira a Tag por Inserir/Imagem.
 
 


Tutorial de Vanda Vasconcellos

direcionado para os estudos de PSP9

na Lista Toque de Arte

Autorizado para publicação nos sites

 Toque de Arte e Caderninho.

Outubro de 2005 

Edição  para Web: Romy Bastos

Direitos Reservados 

 

Folhas Soltas

Caderninho