Pessoa querida, esta conversa não traz  preciosismos técnicos ou definições exatas.  Vamos tratar informalmente do assunto PSPimages, está bem?

O programa Paint Shop Pro em suas diferentes versões tem suas próprias imagens.

São  usadas exclusivamente no programa e  só poderão ser visualizadas nos emails ou em páginas web quando salvas no formato jpg ou gif.

Elas são conhecidas também como tubes, embora os tubes sejam aplicados através de uma ferramenta.

Abrimos nossas pspimages, que aqui passaremos a chamar de tubes,  em File/Open, ou acionando o Toogle Organizer.

E veja só, acabei de receber um lindo tube  e quero compartilhar com minha amiga Mariazinha.  Para tanto, devo observar algumas questões.

1- Eu uso a versão mais recente do programa, o PSPX2 e Mariazinha não abre mão do seu PSP7, enxuto e maravilhoso.  Acontece que se eu enviar meu tube de última geração ela não conseguirá abrir no PSP7. 
 Para saber se a Mariazinha vai conseguir abrir a imagem que tenho, eu posso usar o Animation Shop e testar assim a compatibilidade.  Veja o que aconteceu:

Não abriu.

Então vou abrir minha imagem no PSPX2 e salvar novamente, escolhendo em Options a compatibilidade para a versão 7.  Clico em File/Save as..., escolho o tipo PSPIMAGE e clico em Options:

Escolho PSP7 compatible file:

Depois de salva da maneira indicada acima, vai abrir no Animation e assim saberei que posso enviar o presente e ele poderá ser apreciado.

 

2- Mas Mariazinha tem conexão discada e meu tube original pesa 854KB.  No email ele vai pesar 1.170KB...seria um verdadeiro "presente de grego", não é?
Mas veja que interessante:  ao salvar meu tube compatível com PSP7 ele diminuiu um pouco de peso: caiu para 522KB.  Mas ainda assim é muito pesado.  Posso usar um truque:  se eu tornar invisíveis as layers do tube, esse peso cai para 451KB.

Cliquei nos pequenos olhos à esquerda da layer:

Feito isso, salvei novamente a imagem.

Veja os pesos:

O tube com as layers invisíveis foi zipado, e o peso caiu para 440KB, quase a metade do meu tube original. 

3- Mariazinha recebeu meu presente e ao abrir no PSP7 vê somente uma layer transparente, porque as layers estão invisíveis.  Para retornar a visibilidade de cada uma,  basta clicar novamente no pequeno olho.

4-  Mas nossa amiga gosta de fazer gifs e ao tentar abrir a imagem no Animation Shop recebeu o aviso de que as layers estão invisíveis e não há frames para usar...

Portanto, as layers deverão ter sua visibilidade reconstituída no PSP para que possam ser abertas no Animation Shop.

Espero que essas dicas possam ajudar quem usa versões mais antigas, e que  usuários de versões mais recentes levem em conta essas diferenças. 

Beijos

Romy

 

Tutorial de Romy Bastos

para os sites

Caderninho e Toque de Arte

Junho de 2008

Direitos Reservados