O Microsoft Front Page é um programa Editor de HTML. Destina-se a criar páginas para a Web.  Mas  podemos editar nele o que vamos usar em formatações nos emails, já que o Outlook Express suporta o formato HTML.

 

Trocando em miúdos:  podemos criar com facilidade aqui no Front Page alguns efeitos que dependeriam de Java Scripts aplicados manualmente ou mesmo de edição de HTML na Origem dos emails. 

O Front Page facilita muito a criação de tabelas, marquees (letreiros) e muitas outras coisas.

Este trabalho foi baseado na versão 2003 do programa, mas outras versões preservam  a interface similar.

Serão abordados aqui somente assuntos e ferramentas mais usados em formatação;  portanto este não é um manual do Front Page, mas um roteiro para formatar emails no Front Page.

Neste módulo:

  • Formatando Background básico

  • Salvando

  • Usando no Outlook Express

  • Formatando Top básico

 

 

 

 

1- Formatando Background Básico

1- Backgrounds - geralmente são papéis de carta cujas dimensões variam, mas basicamente terão 1024 de largura por aproximadamente 300 pxls de altura.  Poderão ser lisos, estampados, ou ainda poderão ter faixas laterais.

Abra o programa e automaticamente ele abrirá uma  new page_1.

Verifique no rodapé da página e verá as abas similares ao Outlook

 

Design  equivale a Editar; Código equivale à Origem e Visualização é a forma em que serão visualizados os efeitos.

A aba Divisão mostra o Código Html acima e assim podemos editar o código sem perder a edição de vista, abaixo, e vice-versa.

Mas costumo trabalhar como se estivesse no Outlook, de forma que a aba Divisão não será abordada aqui.

Configure agora as barras de ferramentas que vamos usar:

 

 

 

As barras Padrão e Formatação já estavam configuradas, na parte superior da página;  e aparecerão na parte  inferior as barras de Imagens e Desenho.  Veja que há várias possibilidades, mas vamos marcar apenas as de utilidade imedita.

 

 

Clique na tela vazia com o botão direito e escolha Propriedades da Página. Ou vá pelo menu Formatar/Plano de Fundo. Clique na aba Formatação e marque Imagem de Plano de Fundo.  Procurar.  Procure o papel desejado e clique OK. 

 

Poderá ser um papel com borda lateral ou um tile, que preencherá toda a página.  Pronto.  O papel preencheu sua tela e vai continuar preenchendo infinitamente conforme você vai acrescentando texto.

 

Ainda nesta mesma ocasião, se preferir apenas aplicar uma cor ao seu fundo, deixe desmarcada a Imagem de Plano de Fundo e em Cores escolha uma cor para o background e se quiser defina a cor de texto também.  Ao lado estão as opções para definir a cor dos links, não é ótimo?

:-)

 

Aplique um texto - pode copiar e colar alguma coisa, uma letra de canção, por exemplo.  E vai ver que o texto precisa ser posicionado.  Selecione-o com o mouse e use as flechas da barra de formatação para posicioná-lo de maneira adequada.

Com o texto ainda selecionado, escolha a fonte, tamanho e cor (no A sublinhado)

 

 

 

Vá experimentando e usando o botão Undo para desfazer quando não gostar:

Na caixa de cores para texto você vai encontrar, em Mais Cores,  a possibilidade do Dropper ( conta-gotas) para pinçar as cores de uma tabela local ou de qualquer parte da sua tela.

 

 

 

Quase finalizando, vamos colocar agora uma musiquinha?

Clique com o botão direito em Propriedades da Página e na aba Geral procure e insira sua mid, definindo o número de vezes em que quer reproduzir a mid ( Loop), ou marcando o som Contínuo:

 

Se você usou tags ou imagens inseridas e quer formatá-las, use o  botão direito em Propriedades da Imagem:

 

O botão  Estilo oferece o detalhamento da formatação de bordas, fontes, etc

 

 

Papel aplicado, texto formatado, fizemos o básico.  Supondo que esteja acabado, vamos salvar para usar posteriormente no Outlook Express.

 2- Salvando

Vá em Arquivo/Salvar como...e clicando na pasta amarela com  seta

procure a pasta de papéis, em C:/Arquivos de Programas/Arquivos Comuns/Microsoft Shared/Papel de Carta e escolha um nome para a formatação e salve.

 

 

Pode fechar o Front Page, agora e abrir o Outlook Express.

 

 

3- Usando a formatação no Outlook Express

Vá em Mensagem/Nova Mensagem usando...

 

 

Escolha o papel que salvou e OK.  Sua mensagem formatada será aberta no Outlook.

Supondo que você queira alterar alguma informação na formatação, ou aproveitá-la usando outro texto, faça esse caminho no Outlook, escolha o papel e clique em Editar.  Se o seu Front Page estiver configurado como programa padrão para edição de HTML, seu papel abrirá no Front Page e você poderá retocar ou alterar sua formatação.  Ao final, feche o Front Page salvando as modificações.

Se o programa não estiver configurado, abra o Internet Explorer e configure-o em Ferramentas/Opções da Internet/Programas:

 

 

4- Formatando Top

 

Top (ou Topper) é um papel de cartas aplicado no topo da página.  Suas medidas variam em largura e altura.  O padrão que prefiro é 1024 de largura e altura entre 300 e 400 pxls, porque é possível visualizar satisfatoriamente na configuração de monitor que uso, 1024x768 ( veja tutoriais sobre configuração de monitor, aqui).

Assim como os backgrounds, os tops são criados em  programas de editar imagens.

Vamos aplicar o top escolhido usando o botão de Inserir Imagem do Arquivo, ou pelo menu Inserir/Imagem.

 

Clique na imagem para que ela fique selecionada ( rodeada de quadradinhos).  Na barra de Imagens, na parte inferior da página, clique no botão Posição Absoluta:

Vá agora em Formatar/Posição

Deixe tudo como está, mudando apenas estes valores para 0:

Pronto, seu top está centralizado.

Escolha agora a cor de fundo, de acordo com o top usado, indo em Formatar/Plano de Fundo, ou clicando com o botão direito em Propriedades da Página.  Se quiser usar um tile para compor com o top, o caminho é o mesmo que acabamos de fazer, marcando então Imagem de Plano de Fundo, e aplicando a imagem ou tile desejado.

Salve e use conforme ensinado acima.

 

Continua aqui

 



Tutorial de  Romy Bastos para o

Caderninho

Março de 2006

Direitos Reservados