Temos aqui  mais um dos presentes que Bill Scott nos oferece.
 
Vou falar um pouquinho do programa e passar umas diquinhas.
 
Alerto, porém, que vai uma distância boa entre salvar e usar um script de email.
Estamos falando de Outlook Express.
 
Se você já é iniciado, terá facilidade; mas se não tiver prática,  passe a observar e estudar os envios da Maria Inês para as listas  Toque de Arte e Caderninho.  Porque ela "traduz" os scripts, mostrando onde atuar para fazer as modificações nas formatações.
Veja também a página 5 do Caderninho, que introduz efeitos nas mensagens: clique aqui.
 
 
O programa Strip Tease é disponível para download no site de Bill Scott: http://www.lettermanstationery.com/index.html,
no menu de programas, à esquerda da página.
A brincadeira de chamarmos os textos dos scripts de "peladinhos", foi tirada daí....rsss...ele faz um strip tease do email formatado, separando os elementos que compõem a formatação, até deixar o script peladinho.
:-)
Antes de tudo você precisa ter em Meus Documentos, ou no local que preferir, uma pasta para salvar os emails formatados que quer despir.  A partir do Outlook Express, clique no cabeçalho do email que deseja salvar e vá em Arquivo/Salvar como....Escolha então a pasta que criou para essa finalidade e salve como email o email que deseja salvar e escolha na caixa de diálogo Salvar como tipo:  Correio (*eml).
 
Descompacte o programa e clique nele.  Vai abrir assim, com esse visual similar ao Outlook, mas com o espaço da msg em branco.
 
 
 
Clique em Browse e localize a pasta com os emails salvos.  Escolha o que deseja desnudar....rs...observando que para enxergar os emails, deve clicar em Outlook Express Mail Message na caixa de diálogo, porque por padrão ele abre  em *.news.
 
 
Ao abrir o email ele aparecerá com o script ativo, se movimentando, música tocando, tudo que tem direito:
 
 
 
 
 
Na coluna da esquerda, selecione os ítens que quer salvar, um de cada vez, e clique em Save.
Será interessante ter uma pasta para os elementos salvos, ou mesmo uma pasta para cada formatação que desejar salvar.
 
 
Salve então os elementos que quiser: o som, as imagens,  o texto e o script.
Observará, ao abrir a pasta com os elementos salvos, que o script foi salvo em formato HTML.  Para obter o script propriamente dito, clique no arquivo HTML.  A página vai abrir sem as imagens, mas com os efeitos.  Clique  em Exibir/Código Fonte e vai abrir um arquivo .txt com  o código fonte da página e lá está o script.
 
 
 
Botão direito/Copiar.  Botão direito/Colar na Origem de um novo email. 
Substitua as imagens e altere o que mais quiser, evitando mexer nas informações de autoria do script.  Você será o autor da formatação; poderá informar isso numa mensagem de rodapé, mas a autoria do script estará preservada.
 
Espero que as dicas sejam proveitosas.
 




Mini-tutorial de Romy Bastos para os sites

Caderninho e Toque de Arte

Agosto de 2008

Direitos reservados