Tutorial elaborado no PSPX2 Ultimate; dispensa o uso de plugins e  pode ser executado em versões anteriores do programa.

MultiFrame é uma moldura básica que você pode salvar como um "curinga" e adaptá-la a diversas situações. Pode mudar a tonalidade e acessórios, de acordo com a finalidade do momento.
Você poderá também, a partir desta, confeccionar outras molduras, com medidas ou formatos diferentes, adequadas ao seu uso.
Vamos trabalhar?

 

 

Arraste a folhinha abaixo e use como marcador durante a confecção do tutorial.

Script by Dynamic Drive

 


1- Abra uma imagem nova, transparente, de 550x700 pxls.
2- Configure a paleta de materiais com branco no foreground e cinza claro no background,
3- Com estas cores, configure um gradient, Style Radial 90/10/50/50 e preencha a imagem com ele.


4- Adjust/Blur/Gaussian Blur=20


5- Em Layers/Properties coloque o Blend Mode em Luminance (Legacy)
6- Layers/New Raster Layer
7- Acione a ferramenta Selections, clique no botão  Custom Selection e configure assim:


8- Pinte a seleção com a cor cinza claro. Effects/3D Effects/Drop Shadow:

Repita com os valores H e V negativos.


9- Em Layers/Properties coloque o Blend Mode em Luminance (Legacy)


10- Layers/New Raster Layer. Selections/ Select All


11- Selections/Modify/Select Selections Borders=20 e pinte de cinza claro.


12- Effects/Texture Effectys/Blinds:


13- Effects/3D Effects/Inner Bevel:


14- Desfaça a seleção (CTRL+D)
15- Em Layers/Properties coloque o Blend Mode em Luminance (Legacy)
 

16-Layers/Duplicate


17- Image/Resize. Marque Advanced settings e configure seguindo a numeração:


18- Image/Canvas Size:


19- Ative a Layer Raster 1 e pinte a pequena borda com cinza médio.

Neste ponto do trabalho, salve a sua moldura matriz, como psp_image,
sem unir as layers. Sempre que precisar usar, abra o arquivo no PSP, tecle Shift+D para copiar e
e feche o original, preservando assim sua moldura para usar outras vezes.



Continuando, vamos usar a moldura, agora.


20- Layers/New Raster Layer e Layers/Arrange/Send to bottom.

21- Aqui começa a mágica: a cor que você aplicar nesta layer
vai tonalizar toda a moldura. Escolha e aplique uma cor que combine com a imagem que vai emoldurar.
 

22- Escolha um belo laço ou outro enfeite do seu gosto e aplique como nova layer, configurando o
Blend Mode para Luminance, caso queira manter o padrão tonal.  Layers/Arrange/Bring to top. Posicione.
Para adequar o tamanho à moldura, tecle D e ajuste o que for necessário com a ferramenta Deform.

23- Agora, Edit/Copy a imagem, foto ou tube que vai emoldurar e Edit/Paste as New Layer.
Da mesma forma, para adequar o tamanho à moldura, tecle D e ajuste o que for necessário com a ferramenta Deform.


24- Pode aplicar, se desejar, uma pattern na borda lisa (Layer raster 2), pode acrescentar bordinhas metálicas, enfim, use os recursos que quiser para acrescentar beleza ao seu trabalho. 

OBS:Se quiser partilhar sua moldura com os amigos, na hora de salvar clique em Options:

 

Escolha a compatibilidade para PSP7, entre outras, o que tornará sua imagem compa´tivel com as versões posteriores do PSP:

 

 

 

::Exemplos::

Clique nas miniaturas para ver a imagem em tamanho real. 
 Para retornar ao tutorial, use a seta Voltar do seu navegador,

 

 

 

As imagens utilizadas neste trabalho foram recebidas em
grupos de troca.
Se eventualmente alguém se sentir prejudicado com o uso de alguma delas,
pedimos que nos informe para que sejam consignados os devidos créditos.  Obrigada.

 

 

Tutorial de Romy Bastos para os sites 

Toque de Arte e Caderninho

Julho de 2009

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