Muitas vezes uma mensagem fica muito pesada, quase atingindo a casa dos megabytes, e é importante que ela tenha uma música de fundo. Um recurso para emagrecer tais mensagens é o "streaming": indicar no código fonte um local em um site que tem a música desejada e fazer com que o Player do micro de quem abre a mensagem execute essa música não anexada.

    Há alguns procedimentos para isso - tag EMBED, tag OBJECT, etc. - mas o que me parece o mais simples, sem exigir a configuração do player, é o seguinte:

* Na página que relaciona as músicas existentes no site, se clicar com o botão esquerdo do  mouse no nome de uma música, ela é ouvida ( Ver NOTA abaixo ). Por exemplo, no site
                 http://www.fatimairene.com/midi1/100_midis_inesqueciveis.htm 
existe a música "Clássicas Eternas" ( está incluida nesta mensagem e pode ser ouvida na íntegra ); acesse essa página e clique no nome dessa música para ouví-la.
1 - Após ouvir a música, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo da música e selecione Copiar atalho no menu que aparece.
3 - Na mensagem ( ou numa nova mensagem ) em que quer inserir o "streaming" para essa música - como se faz normalmente para inserir uma música em <BGSOUND -, escolha Formatar | Plano de fundo | Som... e, na janela que se abre, em Arquivo acione Ctrl+V para inserir o endereço da música escolhida. Faça a configuração de repetição que desejar.
4 - Abra o código fonte com a aba Origem e digite, logo após a tag <HEAD>:
            <BASE href=
e acione novamente as teclas Ctrl+V para colar o mesmo endereço, e digite > para fechar a tag.
5 - Ainda no código fonte, é necessário fazer dois ajustes:

        na tag <BGSOUND apague ( selecione e acione Ctrl+X ) desde o início do endereço da música até o último sinal /; restará apenas o nome e a extensão do arquivo musical após scr =".... IMPORTANTE: manter as aspas de início e fim. Fica, por exemplo:
                <BGSOUND balance=0 src="classicas_eternas.mid" volume=0>
        na tag <BASE apague, da mesma maneira, apenas o final, o nome e extensão da música. Fica, assim:
                <HEAD><BASE href=http://www.fatimairene.com/midi1/midis01/>
Não são necessárias as aspas aqui.
6 - Para testar clique na aba Visualizar e aguarde a conexão ( pode demorar algum tempo... ) para ouvir a música selecionada. Se não ouvir, provavelmente o endereço do arquivo musical está errado. Volte ao site e verifique onde errou. 
    Ao salvar ou enviar a mensagem, vai aparecer um alerta de que uma ou mais imagens não puderam ser encontradas e não serão enviadas; clique em Sim, pois não são imagens que incluimos no código-fonte.

    Para o "streaming" de outras músicas da mesma página - por exemplo
             http://www.fatimairene.com/midi1/midis01/aranjuez.mid -,
basta mudar na tag BGSOUND a designação da música que está entre parênteses:             
           <BGSOUND scr="aranjuez.mid">
( Teste nesta mesma mensagem, substituindo em BGSOUND "classicas_eternas.mid" por "aranjuez.mid" e visualizando).

NOTA:    Às vezes - como em http://www.piano-bar.com/pages/ - abre-se uma página .html com texto - como a letra da música -
e, em geral, tem uma figura do Player para o arquivo da música. Clique com o botão esquerdo do mouse na figura, escolha Propriedades  no menu que se abre; veja, então, na aba Arquivo a linha Local com o endereço da música. Selecione este e copie-o ( Ctrl+C ); então, proceda a partir do tópico 3 acima.

Abraços,

Dom Pablito

 


Clique aqui para acessar links musicais.

 

Tutorial de Paulo Baddini cedido para publicação no Caderninho em 26/06/2004.

Direitos reservados