Cor é vibração. As sete cores do espectro vibram em freqüências diferentes. As cores exercem influência sobre as pessoas  fisica, mental, emocional e espiritualmente.
A partir de seus centros energéticos ( chakras ), cada pessoa possui uma combinação de cores que a envolve.
 
Pessoas sensitivas conseguem perceber a cor que emana das outras. Quando um dos chakras brilha com  mais intensidade, os demais  têm a tendência de assumir essa mesma cor havendo assim  sempre a predominância de uma delas. Todos nós somos orientados por uma cor.
 
De acordo com essa cor predominante, as pessoas podem  se apresentar de maneiras diferentes:
 
 
O vermelho é uma cor quente e incita as pessoas a fazer coisas. É a cor do chakra sexual: fonte da potencialidade humana.
As pessoas vermelhas podem ser corajosas, impulsivas e rebeldes. O temperamento é arrojado e apaixonado. Utilizam toda sua energia na conquista do que desejam.
Num aspecto negativo, podem ser impacientes, ansiosas e autoritárias.
 
 
A cor laranja tem a ver com movimentação e pressa. É a cor da adolescência pois é comum servir de base para decoração de ambientes jovens. É a mistura do amarelo com vermelho  e traz a agitação no corpo e na mente.
As pessoas alaranjadas são sociáveis e gostam de festas. Têm senso de organização e liderança. Gostam muito de comer. É  a cor do Mac Donald´s.
Num sentido negativo, podem ser imaturas e irresponsáveis.
 
 
O amarelo reflete o hemisfério esquerdo do cérebro.As pessoas  amarelas são ligadas a atividades intelectuais pois vivem estudando. Encaram a vida de maneira prática e objetiva e tendem a ignorar o corpo. Valorizam as atividades profissionais e podem colocar a carreira à
frente da família. Sempre acham o jeito de ganhar dinheiro. O amarelo é a cor do sol: as pessoas amarelas são estimulantes.
Num sentido negativo, podem torna-se excessivamente racionais.
 
 
As pessoas verdes são ligadas ao amor pois as relações afetivas são envoltas  por essa cor. Dão valor à natureza e têm afinidade com as plantas.
O Verde é a mistura do azul com o amarelo. Assim, a mente funciona bem e elas são capazes de ouvir os outros. Quanto mais luminoso o verde, maior será a disposição de trabalhar com  outras pessoas.
Num aspecto negativo, as pessoas verdes podem ser insatisfeitas consigo mesmas e vulneráveis em relação aos outros.
.
 
As pessoas de cor azul claro são reservadas e têm grande senso de observação. São contemplativas e dão muito valor a pequenos detalhes. São  perspicazes e costumam notar as qualidades alheias. Mesmo sendo meio bagunceiras, gostam de se sentir num ambiente  organizado.
Num sentido negativo, as pessoas azuis podem se isolar das demais. 
 
 
As pessoas de cor azul marinho são inclinadas para atividades de ajuda ao próximo, principalmente aquelas  ligadas à cura. Dotadas de uma grande calma interior, ajudam muito mais no que passam às outras pelo jeito de ser do que pelas coisas que falam. São mais atraídas por práticas que se refiram ao lado mais interior.
Num sentido negativo, podem fugir da realidade e se alienar.
   
 
O violeta resulta da mistura do vermelho com o azul. Sendo maior a quantidade de vermelho a expressão, tende mais à  sexualidade. Sendo maior a quantidade do azul, a expressão vai para a sensibilidade e sensitividade.
As pessoas de cor violeta precisam de amor e de admiração. São sensíveis e gostam de expressar a sensibilidade de maneiras diversas, principalmente pela música e artes plásticas. Apreciam coisas bonitas: têm  que estar sempre criando mas se não têm a capacidade de criar, sabem  apreciar a arte.
Num sentido negativo, as pessoas violetas podem torna-se fanáticas e visionárias.
                     
  
    
 
 

Sobre o Autor:

Ciro Teixeira é  astrólogo profissional e terapeuta holístico. Reside no Rio de Janeiro, local onde atua com consultas, cursos e palestras. Seu trabalho terapêutico tem a massoterapia como base e integra   algumas das chamadas técnicas alternativas como shiatsu, cromoterapia ( cura pelas cores ), cristais, Reiki ( cura pelas mãos )  e essências florais pois visa ao bem-estar físico a partir do equílibrio energético.

 

 

 

 

Texto e Edição de Ciro Teixeira.

Obras Consultadas:

Qual é a Sua Cor?

 Annie Wilson e Lila Bek

Editora Pensamento

As Sete Chaves da Cura pela Cor

Roland Hunt - Ed Pensamento

A Linguagem das Cores

René-Lucien Rousseau

Editora Pensamento

 

Mapa da seção de papéis

PAPÉIS

Índice do Caderninho