Escolha sua Essência

e

 Descubra seu Tipo

 


 

 

" O Dr. Edward Bach ensinou que a base de toda doença estava na desarmonia entre os aspectos mentais e espirituais do ser humano. Essa desarmonia, encontrada sempre em estados de ânimos conflitantes, produzia infelicidade, tortura mental, medo, cansaço e submissão. Diminuía  a vitalidade do organismo e permitia o aparecimento de doença. Por esse motivo, os remédios que ele preparou se destinavam ao tratamento de ânimo e do temperamento do paciente e não à sua doença física."

                                                           F.J Wheeler  

 

 

Os 38 Remédios Florais

 

Agrimony - Para a pessoa que esconde seus sentimentos por trás de um rosto aparentemente sereno e feliz. Dificilmente alguém poderia pensar  que algo em sua vida pode não estar bem.

 

Aspen -  Para a pessoa que sente medo mas não sabe precisar exatamente  do quê. O  medo tem causa desconhecida e pode se apresentar  em forma de pressentimento, preocupação ansiosa ou pavor mesmo.

 

Beech - Para a pessoa  que tem dificuldade em entender e aceitar o que considera defeito nas outras pessoas. Nem cogita que a forma de agir e de pensar da outra pessoa tenha a ver  com o seu conjunto  de idéias e valores.

 

Centaury -  Para a pessoa afável gentil, que gosta de colaborar  e de ser útil. Geralmente, aceita o que os outros estabelecem para ela. Por ter dificuldade em dizer "não," pode se deixar dominar ou manipular por personalidades que considera mais fortes.

 

Cerato - Para a pessoa que não confia no próprio julgamento  e fica perguntando a outras pessoas qual o caminho a seguir ou qual a decisão a tomar. Pode acabar se atrapalhando com a diversidade de opiniões.

 

Cherry Plum - Para a pessoa que tem pavor de perder o controle e acabar fazendo mal a si mesma ou a terceiros.

 

Chestnut Bud - Para a pessoa que tem dificuldade em absorver os ensinamentos que as experiências da vida lhe trazem. Estão sempre a repetir as mesmas situações e cometendo os mesmos erros.

 

Chicory - Para a pessoa  que superprotege  alguém próximo para se tornar necessária  e, de certa forma, organizar e dirigir a vida desse alguém. Costuma esperar retribuição e reconhecimento.

 

Clematis - Para a pessoa de natureza sonhadora e criativa  mas que pode se tornar dispersiva pela  dificuldade de concentração em algo  que não lhe mobilize a atenção.  

 

Crab Apple - Para  a pessoa excessivamente exigente a respeito de higiene.Também para aquela que sente profundo desagrado por algo de seu próprio corpo ou aparência.

 

Elm - Para a pessoa responsável e capaz mas que se sente estressada com o excesso de peso dos compromissos profissionais e familiares que está sempre a lhe cair  sobre os ombros.

 

Gentian -  Para a pessoa que se sente desmotivada por um projeto  mal sucedido no passado. O medo de que a situação venha se repetir no futuro a leva a perder  a confiança em si mesma e a fé na vida. Nem tenta novos projetos porque acha não vai dar certo mesmo.

 

Gorse - Para a pessoa  que se sente tão desanimada  que acha que nada resolverá seu problema. Incentivada por alguém, pode até fazer tentativas mas a princípio nem acredita que algo possa funcionar no seu caso.

 

Heather -  Para aquela pessoa que não gosta de ficar sozinha: aproxima-se de quem estiver por perto e começa a conversar sem cerimônia ou reserva. O assunto preferido é ela mesma, sua família ou amigos. Costuma achar que todo mundo gosta dela.

 

Holly - Para a pessoa que sente ciúme, inveja, ódio e desejo de vingança. Esses sentimentos podem se apresentar em explosões de mau humor.

 

Honeysuckle - Para a pessoa que deixa passar oportunidades da vida  porque mantém-se ligada a acontecimentos do passado. Pode perder o interesse pelo momento atual pois prefere viver da nostalgia dos erros e acertos cometidos  ao longo da vida.

 

Hornbean - Para a pessoa que encontra-se tão desanimada, que mal tem forças para enfrentar a jornada ou a tarefa que tem   pela frente. Já se cansa só em pensar que vai ter que fazer o esforço.

 

Impatiens - Para a pessoa que pensa e age rápido. A pressa é tão constante, que não consegue esperar por nada. Não tem paciência com quem seja mais lento: pode  completar a frase que o outro iria  falar ou pode completar a tarefa que ele iria terminar. 

 

Larch - Para a pessoa  que carece de confiança em si mesma: não acredita em sua capacidade ou aptidão. Com isso, recua e deixa passar as oportunidades  porque não se acha capaz de dar conta da situação.

 

Mimulus - Para a pessoa que tem medo das coisas do cotidiano: medo de doenças, de ficar só ou da morte. Geralmente é tímida, nervosa  ou reservada. Não se sente bem em reuniões sociais ou em contato com pessoas muito expansivas.

 

Mustard - Para a pessoa triste e deprimida mas que não sabe explicar o motivo de sua tristeza já que  não consegue descobrir uma razão concreta para isso. A depressão acontece como uma nuvem que cobre o brilho de seu sol interno.    

 

Oak - Para a pessoa batalhadora que tem um nível de resistência muito grande. Por isso, não tem noção de limite e não dá nenhuma atenção aos sinais de fadiga, estafa ou doença. Vai em frente até a exaustão. Nem sabe que pode se cansar um dia.

 

Olive - Para a pessoa que após alguma atividade sente-se  exausta como se tivesse sido drenada a sua última gota de energia. Também, para a pessoa  convalescendo ou preparando-se para exames importantes.

 

Pine - Para a pessoa que vive se responsabilizando por tudo que acontece a sua volta e, conseqüentemente, vive pedindo desculpas. Esse sentimento de culpa pode ter origem num fato do passado.

 

Red Chestnut - Para a pessoa que vive eternamente com medo de que algo de mal venha a acontecer com seus entes queridos. O medo é desmedido pois  ela não se preocupa consigo  mesma: sua única preocupação é a saúde e segurança da outra pessoa.

 

Rock Rose - Para a pessoa que sofre de pânico e terror. Mesmo que a situação  não exista na realidade, o pavor que ela sente é real: pode tremer, suar e ter ataque de taquicardia. A origem de tudo pode estar num acontecimento do passado como acidente, cirurgia ou assalto.

 

Rock Water - Para a pessoa que tem e segue uma rigorosa seleção de critérios de natureza filosófica ou religiosa. Busca a perfeição   em tudo que faz e não perdoa a quem não   aja  como ela. Faz questão de ser exemplo em tudo. Não costuma criticar abertamente: prefere mostrar sua desaprovação dando o exemplo.

 

Scleranthus - Para a pessoa que sofre de angústia por sua indecisão: a dificuldade de escolher entre duas coisas. Ela não consegue ver claramente  as vantagens e desvantagens de suas opções para se decidir e a escolha torna-se uma tortura.

 

Star of Bethlehem -  Para a pessoa que sofreu  um choque emocional: um acidente, a perda de um ente querido, uma separação, uma notícia, um fato assustador ou uma experiência difícil. Pode ter sido um fato recente ou do passado.

 

Sweet Chestnut - Para a pessoa que se encontra num estado de desespero total e profundo  que é como se não lhe restasse mais nada no mundo. A  angústia e a tristeza são tão intensas que chegam a  provocar dor física.

 

Vervain -  Para a pessoa ativa,  perfeccionista e preocupada com o bem-estar da coletividade. Baseado em seus fortes princípios éticos, defende seus pontos de vista  tentando converter os demais às suas convicções. Mesmo bem intencionada, acaba tentando dirigir a vida do outro.

 

Vine - Para a pessoa que tem confiança em si mesma, que lidera e que domina. O problema é que pode acabar se esquecendo de ouvir os outros e passar a impor aos demais as  decisões que tomou sozinha.

 

Walnut - Para a pessoa vivendo um momento de transição: um novo emprego, uma nova rotina,  uma nova vida ou um novo lar. Ajuda na quebra de vínculos do passado  para um recomeço mais livre e saudável. 

 

Water Violet - Para a pessoa que aprecia o lado zen da vida. Como não gosta de grandes concentrações sociais, prefere viver de forma reservada. Seus amigos compõem  um grupo muito  seleto, escolhido a dedo. Não gosta de compartilhar seus problemas com ninguém  nem de participar dos problemas dos outros.

 

White Chestnut - Para a pessoa que vive presa a idéias e pensamentos indesejáveis e repetidos. Ela não consegue parar de pensar no assunto porque  os pensamentos jamais  a abandonam; ficam como que lhe martelando a cabeça o tempo todo.

 

Wild Oat - Para a pessoa que encontra-se num momento de decisão  importante e não sabe  qual a direção a seguir. Deseja canalizar suas energias para alcançar seu sonho de felicidade mas não  tem certeza de onde deve partir.

 

Wild Rose - Para a pessoa apática e resignada diante do que está acontecendo  em sua vida. Deixa-se  levar passivamente por tudo pois  acha que aquilo lhe está reservado. Não se sente nem alegre nem triste: segundo ela, "são coisas da vida."   

 

Willow - Para a pessoa ressentida  que vive remoendo mágoas e querendo saber por que é vítima de tanta injustiça. Tem dificuldade de esquecer e de perdoar. Magoada, queixosa e/ou revoltada, tem dificuldade em ver o lado bom da vida. 

 

 

    

 

 

 

Sobre o Autor

Ciro Teixeira é  astrólogo profissional e terapeuta holístico.

 Reside no Rio de Janeiro, local onde atua com consultas,

cursos e palestras.  Seu trabalho  terapêutico tem a

massoterapia como base e integra   algumas das chamadas

 técnicas alternativas como shiatsu, cromoterapia ( cura pelas

cores ), cristais, Reiki ( cura pelas mãos )  e essências florais

 pois visa ao bem-estar físico a partir do equilíbrio energético.

 

 

 

 

Texto, Edição e Formatação de Ciro Teixeira.

Texto: Os Remédios Florais Passo a Passo,

Judy Howard, Editora Pensamento.

Fotos Florais: http://fflorais.cjb.net/

Imagem Vidros Florais 

 www.stakich.com/flower.htm

 

 

 

Mapa da seção de papéis PAPÉIS Índice do Caderninho