Para realizar este top, além do Corel PSP, você irá necessitar:
- Um tube a gosto;

- Mask "2009_nls_moldura_tags"

- Seleções Tags e Tag1 - instale-as na pasta MY PSP FILES/SELECTIONS
- Preset do próprio PSP - User Defined Emboss 4 - coloque-o dentro da pasta "MY PSP FILES/PRESETS";
CLIQUE AQUI para download dos materiais


- Plugin Cybia - ScreenWorks - CLIQUE AQUI para dirigir-se ao site do
fabricante - download gratuito;
- Plugin - Unlimited 2 - Filtro "Noise Filters" - CLIQUE AQUI para dirigir-se ao site do fabricante;
 

 

::MONTANDO A TAG::


1 - Instale o preset e as seleções como acima explicitado. Abra o tube fazendo uma cópia e fechando o original. Abra a mask na sua área de trabalho;


2 - Eleja 2 cores do tube escolhido, para trabalhar com as mesmas e compor a tag; ATENÇÃO: Estas duas cores deverão permanecer sempre na paleta de materiais formando foreground e background, vez que o noise que será aplicado ao final, para animação da tag, terá como "pontinhos" as cores que você escolheu.


3 - Abra uma nova imagem medindo 700x500, transparente e preencha-a com uma cor retirada do tube que irá usar;


4 - LAYERS - NEW MASK LAYER - FROM IMAGE, procure a mask 2009_nls_moldura_tags e aplique, DEIXANDO MARCADO O INVERT:


5 - LAYERS - MERGE - MERGE GROUP;


6 - EFFECTS - USER DEFINED FILTER - EMBOSS 4;


7 - LAYERS - NEW RASTER LAYER;


8 - SELECTIONS - LOAD/SAVE SELECTION - LOAD SELECTION FROM DISK e busque pela seleção 2009_nls_tags. Preencha esta seleção com a mesma cor que preencheu a moldura do fundo; MANTENHA A SELEÇÃO ATIVA.


9 -EFFECTS - 3D EFFECTS - INNER BEVEL, com a seguinte configuração:

 


10 - SELECTIONS - SELECT NONE;


11 - LAYERS - NEW RASTER LAYER;


12 - Acione novamente a ferramenta SELECTIONS - LOAD/SAVE SELECTION - LOAD SELECTION FROM DISK e busque pela seleção 2009_nls_tag1. Preencha esta seleção com a segunda cor que escolheu no princípio deste tutorial;


13 - EFFECTS - PLUGINS - CYBIA - SCREENWORKS - PRESET: Quad Dice;


14 - Selecione o retângulo da esquerda, utilizando a ferramenta SELECTION, em RECTANGLE;

15 - LAYERS - NEW RASTER LAYER;


16 - Copie e cole dentro da seleção o tube (EDIT/COPY/EDIT/PASTE INTO SELECTION);


17 - SELECTIONS - SELECT NONE;


18 - Mude o BLEND MODE desta layer para LUMINANCE (L) e diminua sua opacidade para cerca de 70%);


19- LAYERS - DUPLICATE (layer do tube dentro da coluna);


20 - IMAGE - MIRROR;


21 - EDIT - COPY - EDIT PASTE AS A NEW LAYER o mesmo tube e ajeite-o no centro da tag de modo a deixar visível a moldura. Aqui, se quiser, pode-se aplicar um drop shadow suave no tube, ou outro efeito (como o porcelain da Xero) a seu gosto;


22 - LAYERS - MERGE - MERGE VISIBLE - assine seu trabalho;


23 - LAYERS - NEW RASTER LAYER e preencha com a 2ª cor (aquela que foi utilizada para fazer os retângulos de cima, onde foi colado o tube);


24 - LAYERS - NEW MASK LAYER - FROM IMAGE, procure a mask 2009_nls_moldura_tags e aplique, DEIXANDO MARCADO O INVERT:


25 - LAYERS - MERGE - MERGE GROUP;


26 - Retire o excesso central, para que a moldura animada não atinja o
tube que colocou no centro:


27 - Faça duas cópias (LAYERS - DUPLICATE) desta layer e renomei-as para EFEITO 1; EFEITO 2 e EFEITO 3;


28 - NA LAYER EFEITO 1: EFFECTS - PLUGINS - I.C.NET SOFTWARE - UNLIMITED 2 - NOISE FILTERS- ADD NOISE (RGB) - NOISE:170;


29 - NA LAYER EFEITO 2: EFFECTS - PLUGINS - I.C.NET SOFTWARE - UNLIMITED 2 - NOISE FILTERS- ADD NOISE (RGB) - NOISE:190;


30 - NA LAYER EFEITO 3: EFFECTS - PLUGINS - I.C.NET SOFTWARE - UNLIMITED 2 - NOISE FILTERS- ADD NOISE (RGB) - NOISE:250;


31 - LAYERS - NEW RASTER LAYER - ARRANGE - SEND TO BOTTOM - preencha esta layer com a mesma cor que aplicou na moldura onde aplicou o efeito noise;


32 - SELECTIONS - SELECT ALL - SELECTIONS - MODIFY - SELECT SELECTION BORDERS: Inside - Border Widht: 7. Preencha esta
seleção com a mesma cor que aplicou nos retangulos debaixo (ou, se preferir, uma cor que combine com seu trabalho);


33 - MANTENHA A SELEÇÃO : EFFECTS - 3D EFFECTS - INNER BEVEL na mesma configuração do passo 9;


34 - Deixe evidenciada a layer MERGED : LAYERS - MERGE - MERGE DOWN;

 

 


::LEVANDO AO ANIMATION::


1 - NO PSP: Deixe visíveis apenas a layer que contém o FUNDO e a layer EFEITO 1: EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED;


2 - Abra o ANIMATION SHOP - EDIT - PASTE - PASTE AS A NEW ANIMATION;


3 - Retorne ao PSP, tire a visibilidade da layer efeito 1 e volte a visibilidade da layer EFEITO 2: EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED;


4 - Volte ao Animation Shop - EDIT - PASTE - AFTER CURRENT FRAME;


5 - Retorne ao PSP, tire a visibilidade da layer efeito 2 e volte a visibilidade da layer EFEITO 3: EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED;


6 - Volte ao Animation Shop - EDIT - PASTE - AFTER CURRENT FRAME;


7 - Visualize sua animação , salve-a em: FILE - SAVE AS - dê um nome para a sua animação, clique em salvar, e siga a seguinte configuração:


 

 

:: EXEMPLO DA AUTORA::

 

 

Tutorial de Ninh@ Lopes de Sá

Autorizado para publicação no

 Caderninho

Janeiro de 2013

Direitos Reservados