Este roteiro  pretende apresentar um recurso novo trazido com a versão X6 do PAINT SHOP PRO, embora possa ser realizado em versões anteriores do programa.

As dicas da nova ferramenta se encontram no fim do tutorial.

Para realizar este trabalho você irá necessitar:

- Uma imagem floral em formato JPG (caso utilize um tube, necessário será adicionar um fundo ao mesmo);

- 2013_nls_top_fade_retangular maskAqui

- PLUGINS:

1 - Alien Skin - Eye Candy 7.0 (ou 5 IMPACT ) Site do Fabricante

2 -Filter Factory Gallery E - Aqui

1 - Abra a imagem escolhida faça uma cópia e feche o original; EDIT - COPY;

2 - Abra uma nova imagem medindo 1024x350;

3 - SELECTIONS - SELECT ALL - EDIT COPY/ EDIT PASTE INTO SELECTION a imagem floral;

4 -  EFFECTS - IMAGE EFFECTS - SEAMLESS TILING - DEFAULT;

5 - ADJUST - BLUR - RADIAL BLUR, na seguinte configuração:

6 -  LAYERS - DUPLICATE;

7 -  EFFECTS - GEOMETRIC EFFECTS - CIRCLE: TRANSPARENT;

8 -  IMAGE - RESIZE - 80% - all layers desmarcado;

9 - LAYERS - DUPLICATE;

10 - IMAGE - RESIZE - 40% - all layers desmarcado;

11 - Na esfera maior (a debaixo): EFFECTS - PLUGINS - FILTER FACTORY GALLERY E - TRASNPARENT PIZZA: Number of slices: 100

12 - Aplique nas 2 layers (da esfera menor, e da flor que se formou com a aplicação do FFG "E") - ALIEN SKIN - EYE CANDY 7 - GLASS - CLEAR - WIDE AND ROUND:

Caso opte por usar o Eye Candy 5 - IMPACT - GLASS escolha a configuração CLEAR:

13 -  Deixe evidenciada a layer da esfera menor (a de cima) : LAYERS - MERGE - MERGE DOWN;

14 - Na layer da flor de vidro formada com a união das layers: ADJUST - BRIGHTNESS & CONTRAST - BRIGHTNESS/CONTRAST, na seguinte configuração:

15 -  Abra em sua área de trabalho a mask "2013_nls_top_fade_retangular". Deixe evidenciada a layer inferior, aquela feita no início onde se aplicou o Radial Blur : LAYERS - NEW MASK LAYER - FROM IMAGE, encontre a mask "2013_nls_top_fade_retangular"e dê OK. LAYERS - MERGE - MERGE GROUP (pelas minhas experiências é desnecessário deletar a mask e depois aplicar o merge group);

16 - LAYERS - NEW RASTER LAYER - ARRANGE - SEND TO BOTTOM, escolha uma cor que se harmonize com o seu trabalho e preencha esta layer;

17 -  Daqui para frente a você caberá harmonizar e adicionar em seu top o que achar que venha a embelezá-lo, inclusive podendo varias a posição da flor de vidro, abaixo alguns outros exemplos que lhe darão uma idéia do que poderá ser feito. 

 

 

::OUTROS EXEMPLOS::

Imagens reduzidas; veja as páginas formatadas no site da Autora,  neste endereço:   http://www.ninha.lopesdesa.nom.br/tutoriais/2013_flor_de_vidro/2013_flor_de_vidro.htm

 

 

Neste exemplo eu diminui em 80% a flor de vidro e as posicionei nas laterais e no centro. 

Neste exemplo eu dupliquei a flor de vidro e na layer debaixo apliquei o plugin
SIMPLE ZOOM OUT AND FLIP.

Recortei as florzinhas excedentes, deixando só as laterais.

 

 

 

O NOVO RECURSO DO PSP X6

 -SMART SELECTION BRUSH
 

Este recurso é simplesmente "show de bola" e nos possibilitará selecionar a parte da imagem que desejamos utilizar para compor nossos trabalhos.
 

Como pode verificar nas ferramentas de seleção, no PSP X6, foram adicionadas 2 novas opções: SMART SELECTION BRUSH e AUTO SELECTION, aqui descreverei minha experiência com o SMART SELECTION BRUSH que facilita em muito nosso trabalho pois nos permite selecionar, de forma simples e exata, o que desejamos.

Partindo da imagem JPG:

Vá selecionando o que irá utilizar em seu trabalho.

A configuração dependerá do tamanho a ser selecionado. Nos trabalhos que fiz para compor os tops deste tutorial, eu comecei com a configuração seguinte:

Fui adequando o SIZE de acordo com as áreas a serem selecionadas. Preferi não aplicar o FEATHER pois assim a seleção acompanhou com precisão o contorno do desenho.

Veja o separador que fiz utilizando uma parte da imagem que utilizei para o exemplar o recurso:

É interessante ir testando as configurações até chegar na precisa seleção que deseja.

Uma vez a seleção estando como deseja: EDIT/COPY - EDIT/PASTE AS A NEW IMAGE e terá a parte selecionada como uma imagem de fundo transparente (tube). Daí é só utilizar da maneira desejada. Aconselho salvá-la, pois assim, poderá formar um belo acervo de imagens tube.

Copyright© 2002/2013 Ninh@® Lopes de Sá * Todos os direitos reservados* Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá - Ninh@®, em 26 de agosto de 2013, protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.

As imagens utilizadas no presente trabalho foram recebidas em grupos de troca sem menção de autoria.Se, entretanto, eventualmente, alguém sentir-se prejudicado com o uso de  alguma imagem, peço, encarecidamente, que entre em contato comigo para que sejam à mesma atribuídos os créditos a que faz jus. Obrigada.
A_Ninh@ Lopes de Sá

Autorizado para publicação no

 Caderninho

Setembro de 2013

Direitos Reservados