1) Abra a figura no PSP . No exemplo, a moça tem os cabelos alourados.
 
 
2) Duplicar a layer da figura: Layers /Duplicate. Isto faz com que uma figura fique sobre a outra, ou seja, uma layer  sobre a outra.
 
 
 
3) Selecionar a layer duplicada eu escolher a cor que se deseja para os cabelos. Marcar a numeração do Hue e Saturation da cor pretendida e ir em Adjust/Hue and Saturation/Colorize. Marcar  os números da cor escolhida . No modelo foi usado  Hue= 255 e Saturation = 155
 
 
 
 
 
4) Esta layer ficará inteiramente colorida desta cor, ou seja, a figura ficará toda colorida na cor escolhida .
 
 
5) Com a ferramenta Eraser (borracha) , configurado como abaixo
 
 
Atenção: quando os detalhes a serem apagados forem delicados ou pequenos, diminuir o tamanho (Size) da borracha.
 
apagar tudo o que não se quer colorir, ou seja, tudo menos o cabelo. Ao se apagar a layer superior, aparecerá a layer inferior, que contiua na cor original  .
 
 
No exemplo mostrado, está apagado apenas metade do cabelo... para que seja bem entendido .
 
6) Após terminar de apagar, teremos a figura como desejado. Junta-se as duas layers com Layers/Merge All (Flatten).

 

 
Este procedimento pode ser usado para colorir  várias partes da mesma figura.
 
 
7) Escolher a cor desejada e proceder da mesma forma explicado anteriormente, ou seja: duplicar a layer background e colorizar esta layer. Apagar, cuidadosamente, em volta do que se quer colorido, no caso, o sueter.
 
 
8) Se desejar mudar a cor de um outro ítem da figura , duplicar a primeira layer (background) e arrastá-la para cima da primeira cópia. Deixá-la selecionada.
 
 
9) No exemplo, foi escolhido o cabelo. Colorizar a layer duplicada na cor escolhida e, após isto, apagar tudo em volta, deixando apenas o cabelo.
 
 
10) Desta forma vai-se colorindo quantos ítens se desejar; a cada detalhe que se for mudar a cor, duplicar SEMPRE a primeira layer, arrastando-a para cima das outras, procedendo da mesma forma explicado acima.
 
 
 


Tutorial escrito por Maria Luiza, cedido exclusivamente para Toque de Arte e para o Caderninho.

Fevereiro de 2004