Este tutorial dá continuidade à bem sucedida experiência de trabalhos temáticos na Lista Toque de Arte.  A proposta anterior de MFernanda foi ligada à pintura, e seu tutorial Brincando com Arte resultou em lindos envios.  Alguns deles chegaram acompanhados de pesquisa sobre a obra ou o autor, outros com links para sites especializados.  

Para o Top Brush que ela apresenta agora, fica a sugestão musical.  Os trabalhos poderão ser acompanhados por uma vinheta sobre a obra e autor, como ela faz aqui.

 

 

 

 
 
Música
 
 
 
Mazurka_op.06_no.1_Chopin

 

Frédéric Chopin

(Zelazowa-Wola, 1810 - Paris, 1849)

 

Pianista e compositor polaco. Filho de pai polaco e de mãe francesa, desde jovem chama a atenção pelo seu temperamento melancólico e sonhador, assim como pela sua viva inteligência. Aos vinte anos dá concertos de piano em Viena, Praga, Dresden e, finalmente, em Paris, onde se instala. Insatisfeito com o êxito parcial que obtém no seu primeiro concerto parisiense importante, reserva-se nos tempos seguintes para a intimidade e dedica-se à composição e ao ensino. Bem acolhido pela classe alta polaca imigrada em Paris, tem numerosos alunos que expandem a sua fama. Em poucos anos escreve, além dos seus grandes concertos, sonatas e séries de estudos, diversas mazurcas, nocturnos, baladas, polonesas, prelúdios, sherzos, valsas e uma infinidade de peças de géneros semelhantes.  

A música de Chopin é de carácter essencialmente pessoal, com um acento romântico cheio de melancolia, em ocasiões de uma pungente tristeza. Afasta-se decididamente da normativa clássica, tanto nos ritmos como nas harmonias. Se bem que seja de lhe reprovar certo sentimento doentio, também é verdade que a sua música está cheia de encanto, de sabor e de uma poesia delicada e penetrante. Provavelmente, a sua tuberculose não é alheia a esta morbidez.

Texto retirado de

http://www.vidaslusofonas.pt/frederic_chopin.htm

 

 


 

 ~~~::::TUTORIAL::::~~~~

 

 

Para fazer este tutorial usaremos o plugin Italian Editors, que você pode encontrar aqui:

Italian Editors Filter

 


Abra uma nova imagem transparente de 800x300 pxls.

Configure um gradient na paleta de materials:

 

 

Preencha a imagem e aplique Effects/Plugins/Italian Editors/Picture in Picture 255/0:

 

 

Novamente use o plugin, desta vez com o preset Vignetta 181/221, alterando as configurações se desejar um efeito mais intenso.

 

A partir daqui, aplique os brushes escolhidos, configurando a paleta de materiais com  um dos tons do gradient no foreground para carimbar.  Pode usar também o próprio gradient.

Trabalhe os brushes em layers individuais, pois assim poderá compor melhor seus  tamanhos, opacidade e posição.

Veja tutoriais sobre o uso e criação de brushes, aqui:

 

Ao final, Layers/Merge All e exporte com o JPGOptmizer.

 

Para formatar este top no Outlook Express, veja o tutorial aqui.  

Use a alternativa de formatar no Front Page, seguindo o tutorial aqui.

 

Veja outros exemplos ( imagens reduzidas)

 

 


Tutorial de MFernanda Picôto para os sites 

Toque de Arte e Caderninho

Setembro de 2005

Edição para Web: Romy Bastos

Direitos Reservados