"Scraps" é a terminologia que usamos para designar nossos trabalhos de Scrapbooking Digital.

Scrapbook, decomposto: scrap=pedaços/book=livro.

Esta atividade nada mais é do que decorar capas de caderno, álbuns de fotografia e outros objetos usando papéis decorativos, etiquetas, fitinhas, botões, clips, alfinetes, plaquinhas, frames, etc.

E scrapbook digital vem a ser a  arte de utilizar essa técnica de decoração em microcomputadores.. O que, vamos e venhamos,  é muito gostoso de fazer.

 Normalmente os scraps são feitos em imagens de tamanho grande (3600 x 3600pxls - equivalentes a aproximadamente 30 x 30 cm) para serem impressos e utilizados manualmente.  Este tamanho os torna digitalmente muito pesados. Ultimamente, porém, temos visto na Web scraps com medidas entre 700 x 700 pxls, para papéis, e frames  de 300 x 300 pxls, para elementos de decoração, que resulta em maior leveza.

 Para tornar os scraps mais viáveis(mais leves), eles podem ser salvos na extensão png,  que diminui consideravelmente o peso.  Isso também facilita sua abertura em outros programas de imagem: Corel, PhotoShop,  etc...

 A primeira coisa que devemos observar ao começar a trabalhar com scraps é a questão da propriedade das imagens, o copyright.  Não podemos usar imagens gráficas, fotos, tudo que seja assinado, que tenha autoria.

 Mas há uma infinidade de possibilidades free (livres de copyright).

Para quem usa o PSP, por exemplo, temos: brushes, shapes, masks, templates, fontes, etc...desde que sejam free.  Podemos personalizar esse material  usando recursos do próprio PSP e também plugins,  com o objetivo de criar sempre algo diferente e original. 

Os elementos para scrapbook podem ser vendidos ou distribuídos gratuitamente (freebies) e costumam se apresentar na forma de Kits - conjuntos de elementos que combinam cores, tema e estilo.

Montando um kit: 

Depois de escolhido um tema, a primeira coisa que se pensa para montar um kit de scrap são as cores. Para isso existem alguns sites que oferecem gratuitamente tabela de cores.

Numa pesquisa rápida consegui reunir alguns links que facilitam muito o trabalho, além de deixá-lo harmonioso. Dêem uma olhadinha nos links abaixo:
http://colormixers.com/mixers/cmr/ 
http://www.colormatch.dk/ 

http://www.colorschemer.com/online.html (gosto muito desse)
http://traumwind.de/blog/trw_colormatch.html 
http://www.pypbr.com/html/cores_combinam.asp 
http://www.supertrafego.com/ms_tabela_cores_seguras.asp

http://erikasarti.net/html/tabela_de_cores_html.htm

http://www.colorhunter.com (muito legal)

http://www.colorblender.com (mova os controles deslizantes)
 

Com as cores em mãos, você planejará a estrutura do seu kit que pode ser composto por:

papéis

(listrados, texturizados, estampados, xadrez, rasgados...)

  botões

laços

cordões

clips

corners

tags

frames

tachinhas

    fitas

prendedores

tampinhas de refrigerante, e

    outros...

Depois de prontos os Kits podem ser hospedados gratuitamente:
         
http://www.4shared.com/
         
http://rapidshare.com/
         
http://www.sendspace.com/
         
http://www.megashares.com/
         
http://www.yousendit.com/

 Além das imagens, os zips com os kits costumam trazer  um arquivo.txt, o TOU (Terms Of Use). Este documento traz os créditos de autoria e a forma como o kit será disponibilizado, se pago ou free, se para uso pessoal ou comercial, etc.

 

Modelo de TOU:

Termos de Uso - Licença do Usuário
Designer: "Nome do designer"

e-mail: fulano@seuprovedor.com.br
SOMENTE PARA USO PESSOAL

 

É nesse espaço que se especifica  ao usuário o que pode ou não pode alterar. Como por exemplo: é permitido mudar as cores, tamanhos, sem alterar a estrutura; pode-se repassá-lo ou não, e alerta-se que se for repassá-lo manter os créditos, etc.

 

Não se esqueça também de nomear sua criação, assim:

Seu nome_nome do kit_nome da peça.

Este descritivo introdutório de scrap está diretamente ligado ao índice de Elementos para Scrap, recentemente adicionado na página de PSP_Scripts do Caderninho.

Outras páginas virão com informações e dicas para confecção de elementos  simples, como costurinhas, frames, etc.  Sempre que o elemento justificar um psp_script, será disponibilizado nas duas formas - script e roteiro.

 


Tutorial by Marga (Sed@)  para os sites 
 
 
Revisão e Formatação Romy Bastos
 
Agosto de 2008

      Direitos reservados