Com amor, para Rebeca…

  

Programas:

PSP (versões 9, 10, 11 ou 12) e Animation Shop

Plugins: Unlimited, aqui

 Alien Skin Xenofex 2 (Constellation e Burnt Edges) e

 Plugin Flaming Pear (Super Blade Pro) ,opcionais, aqui

Material zipado aqui (mask, diamante e costurinha)

 

Tube de garotinha (tipo Gorjuss, pois vamos animar seus olhos; caso não queira fazer isso, pode utilizar tubes de anime ou outro de sua preferência)

Uma fonte de sua escolha

Uma fita

Accents (laços; corações; borboletas etc.)

 

 

 

  

Esta é uma tag muito delicada.

Tanto é assim, que a fiz pensando em minha filha.

Espero que gostem dela tanto quanto eu.

 

Vamos começar?

 

 No PSP

 

1) Abra os tubes, fita e accents no psp. Faça uma cópia e descarte os originais. Abra a mask e deixe-a minimizada em sua área de trabalho.

 

2) Abra uma nova imagem branca com 450 x 350 pixels

 

3) Vamos trabalhar basicamente com 3 cores (branco e mais duas outras cores). Baseadas na sua figura principal, selecione duas cores que combinem com a mesma. Uma cor para a base da tag e outra para o seu nome.

 

4) Eu me decidi por uma garotinha Gorjuss (www.gorjuss.co.uk, site da artista Suzane Wollcott). Escolhi um tom de lilás para o fundo (#c99cd5) e verde para o nome.

 

5) Adicione nova layer e pinte-a com a Flood Fill (baldinho) na tonalidade escolhida (no meu caso, escolhi o lilás #c99cd5).

 

6) Maximize a mask e vamos aplicá-la. Vá em Layers/New Mask Layer/From Image.  Na próxima tela, selecione a mask Sharlimar e com a opção Invert mask data selecionada, e clique  ok.

 

7) Delete a mask, e Layers/Merge Group. Deixando esta layer selecionada, acione o Unlimited 2, Paper Textures e vamos aplicar uma ou duas texturas.

 

8) Primeiramente, apliquei textura Mineral Paper, Limestone (73/81). Logo depois, apliquei a Striped Paper, Fine (49/87).

 

9) Vamos aplicar Effects/3D Effects Drop Shadow na cor #9e5eb0 (um tom mais escuro da cor utilizada na mask), com as seguintes configurações: 1/1/50/5.

 

10) Layers/ Merge All. Vamos adicionar bordas brancas. Vá em Image/Add borders. Com a opção Symetric desmarcada, preencha com as seguintes configurações: Cor Branca; Top, Left e Right: 10 e Bottom: 30.

 

11) Atenção nestes passos:

Dependendo do tipo de formatação escolhida por você ao usar esta tag, ela poderá ficar com ou sem bordas. Se você optar por bordas, aqui vai uma sugestão:

Transforme sua image background em background layer (Layers/Promote Background Layer)

 

12) Acione o Plugin Alien Skin Xenofex 2, Efeito Burnt Edges. Preencha conforme o print e clique OK:

 

 

13) Caso opte pela não adição de bordas, pule o item 12. Nós a chamaremos de base.

 

14) Pegue a cópia do tube escolhido e  Edit/Copy e na base,  Edit/Paste as New Layer.

 

15) Vamos usar Image/Resize no tube. Verifique se a opção RESIZE ALL LAYERS está desmarcada, ok? Eu usei o Resize de 48%.

 

16) Contudo, como não quero que a fita que vamos colocar na tag, fique por cima da mão dela. Acionei a Deformation Tool ( clique D) e a estiquei um pouquinho, tanto na parte de cima, quanto na de baixo. Depois de concluir estes passos, use Adjust/Sharpness/Sharpen.

 

17) Aplique um leve Drop Shadow, na cor preta, com as seguintes configurações: 3/3/50/8. Repita o Drop Shadow mas, com as seguintes configurações: -3/-3/50/8.

 

18) Agora, maximize a cópia do tube de diamante e  Edit/Copy. Volte na base da tag e  Edit/Paste As New Layer. Se você desejar, use Image/Resize (eu apliquei 90%, depois apliquei  Adjust/Sharpeness/Sharpen).

Com a ferramenta Move, arraste o diamante para o miolo de uma das flores, ajeitando-o assim:

 

 

19) Layers/Duplicate na layer do diamante mais 3 vezes, e, a cada vez, com a ferramenta Move, ajeite cada diamante no miolo das flores restantes.

  

20) Agora,  Edit/Copy na imagem da costurinha. Volte na base e  Edit/Paste As New Layer. Image/Resize de 49% e, com a ferramenta Move, ajeite-a com cuidado na base, assim:

 

  

21) Até aqui tudo bem? Agora, ative a cópia da fita.  Edit/Copy. Volte na base e  Edit/Paste As New Layer. Image/Resize  para que a fita fique harmoniosa com o conjunto. Depois aplique o Adjust/Sharpness/Sharpen. Ajeite-a assim:

 

 

22) Minha fita não era da tonalidade que eu precisava, assim sendo apliquei o Adjust/Colorize.  Caso você não tenha intimidade com este recurso, veja um  tutorial aqui.

 

23) Aplique na fita o efeito  Drop Shadow, cor preta, configurações 3/3/50/8.

 

24) Vamos aplicar um accent (enfeite) que ficará nas pontas da fita. No meu caso, usei uma borboleta.  Edit/Copy no seu enfeite escolhido e na base,  Edit/Past As New Layer. Se necessário, use Image/Resize no accent. Com a ferramenta Move, ajeite-o do lado esquerdo, assim:

 

 

 25) Aplique Drop Shadow na cor preta, configurações: 1/1/100/2,50. Layers/Duplicate e Image/Mirror. Se necessário, termine de ajeitar esse accent com a ferramenta Move. Ficará mais ou menos assim:

  

 

26) Vamos eliminar o excedente da fita. Deixe a layer na qual está a fita selecionada. Acione a ferramenta Selection (Rectangle; Add (Shift); Feather 0; Anti-alias marcado). Faça um retângulo vindo da lateral da tag, até o meio da borboleta, assim: 

 

Aperte a tecla Del do teclado. Repita o mesmo procedimento no outro lado da tag.

 

27) E, agora? Bem, temos que organizar as layers... rsrs

 

28) A sua raster 1 deve  ser a base (fundo branco + mask). Vá em Layers/Duplicate e duplique mais 3 vezes. Vamos ficar com 4 layers. Renomeie para base 1, base 2, base 3 e base 4. Tire a visibilidade de todas essas layers.

 

29) A sua raster 2, é a do tube da garotinha. Duplique também até ficarmos com 4. Renomeie para garotinha 1; 2; 3; e 4. Do mesmo modo que fizemos no item anterior. Tire a visibilidade de todas essas layers.

 

30) A sua raster 3, é do primeiro diamante. Renomeie para diamante1. E com as layers subseqüentes dos diamantes, renomeie cada uma como: diamante2; diamante3 e diamante4. Deixe-as visíveis e retire a visibilidade das restantes.

 

 

31) Deixe a layer diamante1 selecionada. Layers/Merge visible para colocarmos todos os diamantes numa layer só. Agora, duplique esta layer mais 3 vezes, para ficarmos com 4. Renomeie para diamantes1, diamantes2, diamantes3, diamantes 4. Tire a visibilidade delas também.

 

32) A sua raster 4 é a que contém a costurinha. Deixe-a visível. Duplique até ficarmos com 4. Renomeie para costurinha1; costurinha2; costurinha3 e costurinha4. Tire a visibilidade dessas layers.

 

33) A raster 5 é a da fita. Proceda da mesma maneira como explicado nos itens anteriores.

 

34) Agora, sobraram as layers dos accents (borboletas). Deixe-as visíveis. Deixe uma delas selecionada e Layers/Merge visible.  Renomeie para accents. Abra o Animation Shop. Retorne ao PSP. Nesta layer accents tecle Ctrl + C. Vá no AS e tecle Ctrl + V. Esta layer aparecerá no AS. Deixe-a lá. Volte ao PSP e tire a visibilidade dessa layer.

 

35) Não desista, rs... Agora, ative a layer costurinha1. Deixe-a visível e selecionada. Acione o plugin Alien Skin Xenofex 2,  efeito Constellation e configure conforme o print e clique OK:

 

 

Tire a visibilidade dela.

 

36) Deixe agora a layer costurinha2 visível e selecionada. Acione o Constellation novamente e clique somente em Random Seed . Vai aparecer o número 4422. Clique  OK. Tire a visibilidade desta layer.

 

37) Faça o mesmo procedimento para as layers costurinha3  (random 9129) e costurinha 4 (random 4909). 

 

38) Agora, vamos juntar as layers, certo? Temos que ter muito cuidado e atenção.

 

39) Deixe visíveis as layers base1, garotinha1, diamantes1, costurinha1, e fita1. Não mexa na layer dos accents.

 

40) Deixe a layer base1 selecionada e Layers/Merge Visible. Tire a visibilidade desta layer.

 

41) Faça o mesmo com a layer base2. Proceda da mesma maneira que foi explicada nos itens 30 e 31.

 

42) Repita esses procedimentos com as layers base3 e base4.

 

43) Ficamos com 4 layers da tag. E com a layer dos accents.

 

44) Vamos começar a animação dos olhos. Deixe a raster2 visível e selecionada. Com o Dropper (conta-gotas) capture a cor da face da menininha. Use a lupa, aumente bem esta base (zoom 500) e vá apagando os olhos com muito cuidado. Mas esse apagar, na verdade é para pintar os olhos com a ferramenta brush (configure-a no redondo, size 1), ok? Faça com calma, para não ficar manchado. Caso seja necessário, troque os tons e vá pintando:

 

  

Dica: Deixe todas as layers visíveis e salve este arquivo com extensão .psd. Guarde numa pastinha denominada Bases Tags. Se alguém lhe pedir uma de presente, bastará você abrir este arquivo, adicionar o nome e dar continuidade neste tutorial para a animação do mesmo.

 

45) Vamos adicionar nosso nome. Deixe a raster1 visível e selecionada. Adicione nova layer. Escolha uma fonte bem bonita, tipo médio (nem muito fina, nem muito gordinha). Deixe-a minimizada. Volte a visibilidade da layer accents para melhor visualização (seu nome deverá ficar entre eles).

 

46) Temos duas opções, escrever o nome em branco, e depois aplicar um preset do Super Blade Pro que combine. Ou, podemos escrever o nome já numa tonalidade escolhida e aplicar o preset M_Coconutice ou o Clear Glass, para darmos um realce ao nome.

 

47) Eu optei em usar um preset do SBP. Então escrevi o nome em branco.  Retire a seleção. Posicione-o assim, ou até um pouquinho mais para baixo:

 

  

48) Selecione novamente o nome. Acione o SBP, procure pelo preset escolhido e clique OK. Agora, vamos aplicar Drop Shadow, na cor preta, configurações 2, 2, 60, 3. Retire a seleção agora.

 

49) Na layer com o nome dê Ctrl + C. Vá ao AS e dê Ctrl + V. Reserve seu nome lá.

 

50) Retorne ao PSP. Delete a layer do accents e a do nome. Deixe as 4 layers da tag visíveis e salve numa pastinha com a extensão .psd.

 

No Animation Shop

 

51) No AS já estão o seu nome e o accents. Procure pela pastinha na qual salvou sua tag (item 41) e abra-a também. Faça uma cópia e feche a original

 

52) Miniminize a cópia da tag e o frame contendo o seu nome. Vamos trabalhar com a frame contendo os accents.

 

53) Vá na barra de ferramentas e clique na Duplicate até ficarmos com 4 frames (se ficarem 5, basta deletar uma). Selecione todas (Edit+Selected All).

 

54) Vamos aplicar um lindo efeito do AS, o Underwater. Vá em Effects/Apply Image Effects. Nesta tela, escolha o efeito Underwater, preencha conforme o print e clique em Customize:

 

 

Precisamos configurar o Underwater. Preencha conforme o print. Em Waves, teremos que configurar um a  um (são 16 raios). Preencha conforme as Waves com os números abaixo indicados (X e Y), depois clique OK e OK.

 

 

 

 

Wave X Y
1 70 65
2 9 10
3 0  - 54
4 - 16  - 14
5 65 - 63
6 28 - 5
7 9 - 19
8 0 0
9 6 17
10 - 18 0
11 - 8 - 21
12 20 5
13 2 - 26
14 - 9 14
15 - 9 63
16  - 54 28

 

 

Você ficará com 5 frames. Deixe a última selecionada e aperte a tecla Del, restando assim, 4 frames. Reserve.

 

55) Maximize a frame contendo o seu nome e duplique-a até ficar com 4 frames também. Reserve.

 

56) Maximize sua tag. Selecione todos as frames.

 

57) Maximize as frames do accents. E selecione-os também. Depois clique Edit/Copy.

 

58) Retorne nos frames da tag. Dê um pequeno clique com o botão esquerdo do mouse nele para selecionarmos. Vá na barra de ferramentas e clique na Paste Into Selected Frame. Você verá que os accents apareceram. Ajeite-os nas beiradas da fita e dê um clique o botão esquerdo do mouse para fixá-los.

 

59) Proceda da mesma forma nos frames do nome para transportá-los para a tag.

 

60) Agora, vamos mexer no tempo das frames.  Selecione a primeira frame da tag. Vá em Animation/Frame Properties. Na tela que abrir coloque 50 e dê ok.

 

61) Na segunda frame deixe com 10. Selecione a terceira e a quarta frame (apertando a tecla shift, clique no 3 e no 4, que ambas ficarão selecionadas). Coloque o tempo de 40.

 

62) Caso tenha utilizado uma Gorjuss como eu, devemos acrescentar os devidos créditos à artista em nosso trabalho. Para isso, abra uma imagem transparente com 200 x 100 px. Acione a ferramenta Text e escreva o endereço do site da artista (www.gorjuss.co.uk). Para aplicar o crédito na tag, proceda conforme explicado nos moldes de aplicação do seu nome.

 

 

63) Clique em View Animation para verificar se seu trabalho está ok.

 

64) Salve seu trabalho pelo Optmization Wizard. Na aba Partial Transparency, em Colors coloque um tom bem clarinho, no meu caso, um lilás. Vá clicando em avançar e depois ok.

 

Espero que gostem do resultado final, apesar de um pouco trabalhoso.

 

~~:: Veja outro exemplo::~~

 

 

 

 



Tutorial elaborado por Madalena Herrero 

Autorizado para publicação no site

04/07/2008

Edição para web e publicação Romy Bastos

Direitos Reservados