Olá, muitas vezes recebemos ou nos deparamos com um "alpha animado" ( zip contendo um conjunto decorado e animado de letras do alfabeto)... mas como podemos efetivamente utilizá-lo?
 
Gostaria de aprender?
 
Então,  mãos à obra:
 
1) Crie no seu C: ou em Meus Documentos,  uma pasta chamada Alphas. Dentro desta pasta, vá salvando os zips com alfabetos que receber.  Pode começar pelos que disponibilizamos aqui, criações da autora deste tutorial: 1  2  3  4
Ao descompactar, clicando com o botão direito do mouse no zip, escolha a opção Extract to Folder......e ele será descompactado numa pasta própria.  Desta forma as letras não ficarão espalhadas e  facilitarão o nosso trabalho.
 
2) Abra o Animation Shop.
 
3) Clique na ferramenta Open Animation . Na tela que abrir, procure pela sua pasta de Alphas e pela pasta exata  do alpha a ser utilizado.
 
4) Encontrando a pasta desejada,  dê dois cliques e ela se abrirá. Agora,  um clique em cada letra que quer utilizar.
 
5) Vamos fazer uma cópia de cada letra. Para isso aperte as teclas Shift + D do seu teclado. Ao fazermos isso, feche a original  de cada letra. Vamos trabalhar com as cópias.  Reserve-as.
 
6) Verifique as dimensões do alpha escolhido ( na barra inferior à direita) e com base nisso, vamos abrir uma nova imagem transparente com uma medida na qual caibam todas as letras que vamos utilizar. Neste exemplo, abri uma imagem de 800 x 300 pixels. Se houver área sobrando, poderemos eliminá-la utilizando a ferramenta Crop .
 
7) Veja quantos frames têm o alpha escolhido ( também na barra inferior, à direita). No meu caso, escolhi um que possui 4 frames. Portanto, temos que duplicar esse frame que abrimos (800 x300 pixels) até ficarmos com 4 frames também. Para isso clique na ferramenta  Duplicate . Se você clicar 3 vezes nela, ficará com 5 frames.... Então vá até lá e clique na ferramenta Arrow   e depois no quinto frame para deixá-lo selecionado (azulado). Depois, aperte a tecla Deletedo seu teclado para excluir:
 
 
Ficaremos então com 4 frames que é o número que queremos.  Edit/Select All, para deixarmos todos os frames selecionados. Deixe-a de ladinho no Animation Shop
 
8) Clique na ferramenta Registration Mark. E com ela faremos um marco visual de referência em nossa nova imagem (800 x 300) assim:
 
 
 
 
 
 
 
9) Agora, vamos efetivamente trabalhar, rsrs. Clique na  primeira letra do alpha e  Edit/ Select All, Edit/Copy.
 
10) Na imagem nova (800 x 300 pixels), clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer local, para ativar a imagem. Agora, clique na ferramenta Paste Into Selected Frame. Você  verá que o alpha apareceu na ponta do seu cursor. Ajeite a letra, tomando por base aquela marca que fizemos, assim:
 
 
 
11) Viu? Não foi tão difícil. Se quiser ver se aplicou certinho, clique em View Animation , e "rode" a animação. Se não deu certo, use Edit/Undo , ou clique no ícone  e refaça o procedimento acima descrito.
 
12) Agora, vamos proceder dessa mesma maneira para cada letra. O meu trabalho está assim:
 
 
Reparem que eu deixei todas as letras acima daquela marca. E com relação ao espaço entre as letras... bem,  basta utilizar o bom senso e a estética (vulgo, olhômetro...rsss)
 
13) Verifique novamente se está tudo certinho, clicando em View Animation .
 
14) Caso esteja do seu agrado, vamos eliminar toda aquela área que está sobrando. Clique na ferramenta Crop e em Options e clique em Surround the opaque area. O programa vai automaticamente selecionar bem próximo ás bordas da sua imagem:
 
 
 
15) Sua imagem ficará assim:
 
 
16 ) Reparem na seleção resultante.  Se está OK, basta dar dois clique na parte selecionada, que seu trabalho será devidamente cortado e liberado das áreas excedentes. Muitas vezes ela corta um pouquinho demais...  Mexa na barra de baixo da animação para verificar o quanto ela efetivamente  marcou. Se você achar que foi demais, use  Undo  e refaça. Você pode modificar o tamanho da seleção da ferramenta Crop. Basta ir com o mouse até uma das linhas da seleção. Você verá que apareceu uma setinha ali. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste a seleção, deixando-a no tamanho que você quer, ok? Depois, dê dois cliques na nova seleção e seu trabalho estará cortado. Veja o meu como ficou:
 
 
 
17) Agora vamos ajustar o tempo dos frames, que vai determinar o movimento. Vá em Edit/Select All. Depois em Animation/ Frame Properties. Na tela que se abrir, preencha o tempo que você quer e dê OK:
 
 
 
 
18) Neste caso eu deixei todas os frames com o tempo de 20 s. Mas se você quiser, por exemplo,  que  último frame tenha um tempo maior, clique com a Arrow  no frame que quer alterar e vá em Animation/Frame Properties  e na tela que abrir, preencha com o tempo que você quer e dê OK. No meu caso, vou deixar os três primeiros frames com o tempo de 20 s e o último com o tempo de 60 s. Faça testes.
 
 
19) E aquela marca visual que fizemos? Ela desaparecerá quando salvarmos nosso trabalho.
 
20) Caso queira aplicar sua marca dágua, agora é o momento. Para isso, insira um frame vazio antes de sua animação. Vá em Animation/Insert/Frames Empty e na tela que aparecer, preencha conforme o print e  OK:
 
 
21) Este frame vazio ficará à esquerda de nossa animação. Transfira sua marca ou sua assinatura para esse frame vazio. Clique na ferramenta Propagate Paste . Vá com a Arrow na sua marca e, clicando e segurando o botão esquerdo do mouse, arraste-a para o primeiro frame da animação ajeitando-a:
 
 
22) Ah, no meu print sumiu a marca que fiz? Hum, acontece que meu AS ficou rebelde e fechou.... Tive que refazer tudinho, ok? Mas garanto que a referida marca  ainda está aparecendo mas, sumirá ao salvarmos nosso trabalho.
 
23) Bemmmm e falando nisso, vamos salvar nosso trabalho?  Para isso clique em Save . Na próxima tela, escolha a pasta na qual quer salvar seu trabalho e coloque um nome nele. Importante usar letras minúsculas, contudo sem acentuação  ou outros caracteres estranhos (!, ", ?) para não aparecer aquele famoso X vermelho. Pode usar  o underline, ok? Ex. caderninho_alpha_rosinha . Clique em Salvar. Na próxima tela, que é o Customize, verifique todas as suas abas para não comprometer a qualidade do seu trabalho(Colors;  Optimizations e Partial Transparency). Vá clicando em avançar até dar o OK final.
 
 
 
 
 
 
 
 
Importante:  com relação à cor, ali marcada em "Yes, blend with this color"- no meu trabalho,  as letras puxam para o verde, por isso deixei um verde bem clarinho. Se o seu trabalho for azul, deixe um azulzinho, e assim por diante. Podemos colocar também a cor #COCOCO. Faça testes. Caso não goste do resultado, quando se visualiza o trabalho antes do OK final,  volte à telinha do Customize e reconfigure,  até estar satisfeito. Toda vez  que salvar um trabalho, olhe todas essas abas, sempre!
 
 
24) Seu trabalho está pronto! Veja o meu:
 
 
Espero que tenha gostado deste tutorial. Tenho certeza que você fará lindos trabalhos!
 
 
~~:: Outros Exemplos::~~
 

 
 
 
 
 



Tutorial elaborado por Madalena Herrero 

Autorizado para publicação no site

 25/02/2008

Edição para web e publicação Romy Bastos

Direitos Reservados