Material Necessário:

Tube de caderno (salve o material zipado,
aqui)
Uma fonte cursiva ou manuscrita
Para enfeitar: brushes; tubes; gifs estáticas; accents, ou seja, aquilo que combine com o seu caderninho.
Recursos do Paint Shop Pro (versões 9; 10;11, e 12) e do Animation Shop (Versão 3.11)



Esta assinatura nos oferece a oportunidade de elaborarmos um recado de um jeito bem charmoso. Vamos começar?
 

No PSP


1 – Abra o PSP e em File/Open procure pelo tube do caderno. Faça uma cópia (Shift + D do seu teclado) e feche o arquivo original.

2 – Com a ferramenta Selection, configurada em Rectangule; Mode: Add (Shift);  Feather: 0; Anti-Alias : marcado e Outside, selecione a folha do caderno, assim:

 





3 –  Edit/Copy e Edit/Paste as New Image. Teremos uma folha avulsa de nosso caderno. Pode retirar a seleção (Ctrl+D).

4 – Repare que ficamos com uma parte da capa na nossa folha avulsa. Vamos  eliminar com a ferramenta Eraser. Use a lupa para facilitar seu trabalho. Dica: Adicione nova layer e pinte-a com uma cor bem chamativa, como  vermelho. Deixe esta nova layer por baixo do caderninho. Use então  a Eraser para apagar as sobras da capa.
Veja o detalhe do print:

 




Repita o procedimento na outra ponta também. Veja se tirou tudo:




Depois que apagou tudo o que precisava, delete a layer de contraste (Layers/Delete).


5 – Bem, agora, vamos brincar à beça. Que tal decorarmos a folha do nosso caderninho? Use sua imaginação, certo? Para cada elemento que você aplicar, faça-o em nova layer.  Você já reparou nos cadernos atuais? São uma graça, com enfeites na lateral direita, e às vezes nas margens superiores e inferiores. Não se esqueça de aplicar Adjust/Sharpness/Sharpen ao aplicar tubes, depois de redimensionar um tube, para devolver seu brilho. Se quiser, pode aplicar um tube no meio, contudo, diminua a opacidade da layer, em torno de 20 a 30%. Depois de decorar, Layers/Merge Visible.

Veja a folha do meu caderninho como ficou! “Que fofa”, como diria o meu caçula, rsrs:

 






6 -  Agora, vamos escrever nossa mensagem. Muita calma nesta hora. Faça uma cópia da folha, pois precisaremos de duas dela. Reserve uma.
Naquela que vai trabalhar, adicione nova layer. Acione a ferramenta Text. Escolha uma fonte que lembre escrita manual (usei a Bustamalaka) Vamos escrever nossa mensagem em duas partes (equivalente a 2 folhas).
Na primeira folha escrevi: Amo meu caderninho.
Importante: Para cada palavra, escrevi sempre em nova layer. E levemente apliquei Image/Rotate (Left, 10 e apliquei o sharpen). Teste os valores do rotate. Ajeite tudo harmoniosamente. Layers/Merge visible. Vide print logo abaixo.

7 – Maximize a segunda folha. Proceda da mesma maneira descrita no ítem acima. Neste caso, eu escrevi: Beijuss Mada. Layers/Merge Visible.
Veja o print:




Obs: Se você quiser, pode decorar a capa do caderno. Pode pintá-la de outra cor, aplicar uma textura. O que vale é sua imaginação.



No Animation Shop


1 – Abra o seu Animation Shop.

2 – Retorne ao PSP. Maximize o tube do caderno e Control + C. No Animation use  Control + V. Eu juro que ele vai aparecer lá no AS, rsrs

3 – Repita o mesmo procedimento para cada uma das folhas.

4 – Está tudo lá? Ótimo, agora vamos animar o seu caderninho.

5 – Clique na barra superior(nos nossos prints, a barra azul)da segunda folha (aquela que contém seu nome) e  Edit Copy. Volte à sua primeira folha e com o botão esquerdo do mouse clique nela para ativá-la. Depois,  na barra de ferramentas  clique em Edit/ Paste After Current. Você verá que a segunda folha(nome) ficou depois da primeira , rsrs  Estou rindo aqui, porque é lógico que a segunda fica depois da primeira, certo.?! Mas aconteceu isso mesmo, porque ficamos com dois frames numa animação só, veja o print:




6 – Deixe somente o primeiro frame selecionado. Vá em Effects/Insert Image Transition/PAGE TURN, e clicando no Customize, configure conforme o print e clique  OK e OK:



7 – Ficamos com 12 frames nesta animação.Na imagem do caderno, duplique até ficar com o mesmo número de frames (12); para isso na barra de ferramentas clique na Duplicate.

8 – Retorne à  animação das folhas e Edit/Select All; Edit/Copy. Volte à animação do caderninho e  Edit/Select All. Edit/ Paste Into Selected Frame e com muito cuidado, ajeite as folhas em cima do caderninho e clique quando achar satisfatório.Temos que ter cuidado, para a folha não ficar “sambando”. Caso não fique bom,  Edit/ Undo e repita.
 



9 – Agora, vamos modificar o tempo dos frames. Estando todos selecionados em Animation/Frame Properties e coloque o tempo de 20s. Selecione somente o último, e fazendo o mesmo procedimento, deixe-o com o tempo de 100s.

10 - Rode sua animação, clicando em View Animation. Estando tudo OK, salve pelo Optimization Wizard.

Outro exemplo:





Aqui neste exemplo, configurei em Top Right; 12,  o Customize do Efeito Turn Page


Espero que gostem deste tutorial. Aproveitem com moderação, rsrs. Agora, simbora fazer recadinhos bem lindinhos no seu Caderninho.


 

 
 

Tutorial elaborado por Madalena Herrero 

Autorizado para publicação no site

 28/04/2008

Edição para web e publicação Romy Bastos

Direitos Reservados