COM ESSE PRÁTICO MÉTODO DE TRABALHAR
COM OS DOIS PROGRAMAS ABERTOS
(PSP e AS),  {abrindo sua imagem ( fixa ou ani) sempre dentro do AS e exportando para o PSP, aperfeiçoando nele e voltando
para salvar no AS }  dá para fazer muitas coisas bonitas! 

Dica A -  Como animar qualquer imagem fixa que você tenha !
Por ex. abra qualquer imagem fixa, no AS. Clica nela, copia e cola mais duas cópias na mesma animação (Paste Before  Current ).
Clica em uma delas e exporta para o PSP . Lá  por ex,  pode-se mudar a cor da imagem ( no colorize, ou no Adjust/Brigthness e Contrast/GAMA Correction)
ou coloca-se estrelinhas com o Plug In VM Natural / Sparkles - ou apaga-se pedacinhos da imagem, dando efeito - ou insere-se um tube  - ou clareia-se algumas partes da imagem com a ferramenta LIGTHEN   etc etc etc
-Volta-se com a imagem para o AS.  Se achar necessário, faça outras modificações  na sua outra frame.   Pronto !  você já tem uma animação de sua imagem fixa !   Se gostou do resultado é só seguir todas as etapas já citadas aqui até salvar.     EXEMPLO = Veja a diferença entre essas duas imagens :  aqui imagem fixa ( bonita, mas sem vida... ;o)   
 


E  agora o resultado da animação que foi criada aqui  = 


 É a mesma imagem   mas que eu inseri duas cópias no Animation.  Exportei uma a uma  e apenas ILUMINEI  pombas alternadas com a ferramenta LIGHTEN no PSP.
  

Dica B - se ao exportar, já dentro do PSP você  inseriu BORDAS na sua imagem, ou se aumentou o tamanho de sua imagem original....
 daí....  nada feito, pois ao voltar com sua imagem para o AS ela aparecera cortada...... (menor, tudo bem, maior, não dá !)    Nesse caso, se você
 gostou do resultado, é melhor salvá-la direto no PSP  e fim.

Dica C - Assim como você aprendeu a inserir um Nome fixo em uma Gif  ANIMADA, você pode também, da mesma forma, inserir uma imagem fixa ( uma foto etc) em um nome já animado se ele estiver com fundo transparente.  

DICA D -  em outra situação, você pode animar somente PARTE de uma gif...... deixando outra parada ! veja aqui a diferença entre essas duas imagens:  uma das meninas parece uma marciana, com o rosto verde, azul  hehehe
A solução foi inventar essa técnica do recorte :
 marciana e a já aperfeiçoada  ( PS:As animações originais são bem maiores e com mais cores, porem aqui perderam muito em qualidade, para não ficar tão pesado)

 



Como se faz ?  Aqui é abrir a animação  no Animation Shop (AS) e fazer como você já leu acima: copiar toda a animação original, colar (fechar a original)
Fazer mais cópias dessa frame a ser trabalhada e colar na mesma animação ( pois se as correções não derem certo basta deletar e começar de novo com a outra frame igual. Se derem certo , depois é só deletar as copias desnecessárias e que não foram usadas.
Exportar para o PSP . No PSP apagar os detalhes necessários, deixando somente a parte que você quer que permaneça fixa.  Aqui num detalhe desta imagem, ela ficou assim:    

(PS: o tamanho da frame não é alterado, apenas são apagados os detalhes ) Voltar com essa frame para o AS, marcar com o +, fazer as cópias necessárias ( o numero de cópias deve ser o mesmo de frames que você já possui em sua animação) , realçar as frames cópias  e arrastar atá a primeira frame de sua animação. Veja que esse método é igualzinho ao de colocar nome fixo em gif animada.    E no final, você terá uma parte da sua gif animada e outra fixa !  Salvar como Matriz.

Dica E - você encontrou na Internet uma GIF  linda, uma assinatura,  mas ela já tem OUTRO nome...... ( ou tem algum detalhe que você não gostou)  Dá para reaproveitá-la ?  Dependendo do caso, sim !  Aqui no AS   dá para abrir sua imagem, (se for animada, abrirá em várias frames - vários quadrinhos, como um filme),  apagar o nome original, delicada e detalhadamente com a ferramenta borracha (ERASER).  Sempre amplie bem sua imagem para fazer isso - com a ferramenta LUPA - ZOOM.  Facilita bastante.             
Se necessário, com a ferramenta DROPPER (conta gotas) ver a cor da parte de sua imagem a ser restaurada e com o pincel de retoque ( ferramenta BRUSH) vá pintando delicadamente as partes danificadas.  E depois de pronta, salve essa animação como MATRIZ .  Se quiser agora colocar seu nome, faça uma cópia da sua animação Matriz   para trabalhar com ela.

Dica F -  você ganhou uma assinatura linda, mas ela é muito grande, ou muito pesada em Kb, difícil para usa-la em seus emails.....  O que fazer ???????  Abri-la dentro do AS; Realçar todas as frames, diminuir o tamanho no Resize; ou  cortar (Crop) as sobras da assinatura;  ou  deletar algumas frames ( sem perder muito da animação). Neste caso é só clicar naquela frame que dá para dispensar e deletar.  Se não ficou bom.... UNDO  nela   ;o)       Vá observando, porém ( no View),  se sua animação não ficou muito mutilada ou sem sentido.

Dica G - Agora eu quero uma assinatura com a imagem animada, mas com as letras animadas também , apesar de estarem bem formatadas.  Quero as letras também  mudando de cor, ou com estrelinhas, com texture  etc)  Como fazer ?   
 É só seguir todas as etapas do nosso tutorial inicial. 
Mas quando chegar na parte, no AS, que você já tem as cópias das frames com o nome - ANTES de arrastar para a imagem -   clique na primeira frame de letras e exporte para o PSP, ali, mude a cor dessas letras  ( ou o que quiser, a seu gosto) - volte com ela para o AS. Exporte a frame de nome (letras) seguinte e mude para outra cor.....  e assim por diante.  

 


Tudo pronto  no AS ?  Siga os passos normais que você já sabe   
e é só salvar !          

 



Dica H - Para se exportar Frames do AS para o PSP, é melhor sempre fazer de UMA FRAME de cada vez.  Aqui no meu programa, se tento exportar varias junto, trava tudo  e não dá certo !!!

Dica I - Se quero ter espaço em uma gif animada para inserir uma assinatura, como posso fazer ?????  Ou seja, tenho um desenho animado lindinho, mas sem espaço para escrever um nome.....  dá para reaproveitar essa Gif sem precisar escrever em cima do desenho ??
 É simples = Abra as frames de sua GIF no AS; 
e ao lado, crie uma NOVA animação, fundo transparente, em um tamanho maior, fazendo-se tantas cópias de frames quantas frames tiver sua gif original; deixe  a ferramenta + clicada nas frames novas.  Volte para sua GIF original  e   selecione ( realce ) todas as frames de sua animação; clique em  +  também;   copie e  volte para as frames novas ( ainda só transparentes).  Ali   clique em Edit/Paste into selected frames.
Sua imagem vai aparecer agora em cada frame nova: é só colocá-la onde quiser dentro do quadro   e PRONTO !  Anime no View/Animation e salve como MATRIZ.     E sua imagem bonitinha já estará ali em nova animação, agora com espaço para você inserir o nome, ou o texto que quiser !

Dica J - Esta não é de animação     mas ajuda muito ... ;o)
Para conseguir a cópia de uma tela ( por exemplo para montar o passo a passo de um tutorial )  ou de algum programa ( ou ate mesmo da Internet)  é só clicar na tecla PRINT SCREEN  de seu teclado    e depois abrir   o PSP .  Com o botão direito do Mouse clicar e   marcar Pasteas new image.   E lá aparecerá sua pagina inteira copiada.   Depois é só clicar na ferramenta CROP e escolher o pedaço da imagem que você quer e clicar duas vezes para cortar.  Salvar como JPG  ( se for para ilustrar tutoriais, salve com baixa resolução para não deixar muito pesado em KB)  (Valeuuuuu  Camilaaaa ! )

Dica K -  O AS  é ótimo e super fácil para salvar imagens com fundo transparente  !!!! Exporta-se a imagem para o PSP, deixa-se o fundo transparente (como se estivéssemos fazendo um tube ) - volta-se com a imagem para o AS e salva-se como .gif !

Dica L - Aqui só recordando, repito um resumo do nosso Tutorial Passeando nas Cores - Para se fazer uma animação com cores variadas, de maneira rápida e fácil: No AS  abrir uma imagem fixa ( um nome, uma assinatura, um anjinho etc )  Por ex: 



Depois, clique no       
 EFFECTS / INSERT IMAGE EFFECT/ (Effect) ROTATE COLORS

 


 ( 7 a 13 frames  para não ficar muito pesado) e pronto :


Aqui, pode-se só salvar assim  ou pode-se aperfeiçoar essa animação
deixando as folhas todas VERDES, por ex.  Ou o miolo das flores
de uma só cor .  Como ?  Usando a DICA D ( dos recortes)  explicada aqui acima. Ainda pode-se deletar algumas frames para ficar mais leve
 ( se sua imagem for grande ) etc

Resultado ani: 

 

      e aqui aperfeiçoado fazendo que somente as pétalas mudem de cor ( e detalhes das folhas).



Dica M - quando escolher sua gif animada para fazer uma assinatura, dê preferência para as animações com poucas frames, senão sua assinatura ficará muito pesada em Kb !

Dica N - Há imagens animadas onde o número da velocidade de cada frame faz a diferença !   Por isso, utilize também mais esse detalhe para brincar  na hora de  fazer seu cineminha !   Onde: com suas frames em aberto, clique  em cada uma delas, colocando a velocidade que mais se adequar ao caso.  Onde mudar esses valores : ANIMATION / FRAME PROPERTIES.

Dica O - Quando você estiver com sua animação aberta e quiser inserir ali  mais frames limpas (sem nada)  é só clicar no ANIMATION / INSERT  FRAMES / EMPTY .   Daí poderá exportar para o PSP uma a uma e escrever novos textos em cada, ou colocar uma foto  etc !

Dica P - Neste caso acima, como fazer para colocar uma foto dentro de uma animação ? Abre-se e prepara-se uma animação. Abre-se uma foto ( ou outra imagem) e prepara-se com fundo transparente e com tamanho compatível com a animação inicial.



Clica e copia a foto.   Clica na frame escolhida para receber a foto e escolhe-se PAST INTO SELECTED FRAME.
 
Pronto !  Lá estará a foto DENTRO de sua animação !

 




Espero que este Tuto seja útil para você criar
e divertir-se com animações !

Este Tutorial de Dicas de animação no Animation Shop do PSP
foi elaborado por Layla Breda - São Paulo - Brasil -  em agosto de 2004 e pode ser divulgado livremente em Listas, desde que citada a autoria.

Autorizado para publicação no

 Caderninho