Existem milhares de tutoriais sobre isso na Internet,
porem aqui, depois de muito ler, perguntar e pesquisar...;o)
 envio o meu jeito de brincar nesses deliciosos programas !

Primeira Parte
 COMO INSERIR UM NOME FORMATADO
EM UMA IMAGEM ANIMADA

VAMOS AOS PASSOS:

1 -  Abre-se os dois programas : o PSP 8 e o Animation Shop (AS).


Dentro do AS, abre-se o Browse e busca-se a imagem que se quer trabalhar.
Aqui trabalhei com esta matriz:


                                              

  Abre-se a imagem, faz-se uma cópia (se for animada: select all - copy e paste a new animation) - Depois de copiada, fecha-se a original e trabalha-se só com a cópia.
            


2 - Clica-se só na primeira FRAME ( primeiro quadro) deixando-a
ATIVA (realçada) e faz-se uma CÓPIA só dela e cola-se
 (paste BEFORE current ) aparecerá outra frame igual
 ANTES da frame original.

          


3 - Exporta-se somente essa FRAME (cópia) para o PSP.
(Como se faz isso ? = há dois caminhos:
 FILE / Export frame / To paint shop pro    
   OU clicando lá em cima no ICONE da exportação para o PSP.  Como o PSP já esta pré aberto, esse trabalho é rapidíssimo e não trava !

                       



4 - Pronto !  Seu frame a ser trabalhado já apareceu DENTRO do PSP !
Primeira coisa no PSP: acrescentar NOVA LAYER transparente nessa frame !

5 - Nessa nova layer, coloca-se (com a ferramenta A - text) o NOME escolhido, formatando e trabalhando com ele como quiser: com texture, com Inner bevel, com Drop shadow, com Eye Candy - efeito Glass  etc .......Tudo pronto com o nome ?

6 - Então está na hora de clicar na frame inicial ( a que tem a imagem) e DELETÁ-LA !  Só vai sobrar a layer com o nome , em fundo TRANSPARENTE !  Depois: clicar em  Layer/merge/merge visible

7 - Agora não se assuste!...Clique no X dessa sua imagem ( como se fosse deletá-la...) !!!   E na hora em que o programa PSP perguntar se você quer SALVAR essa imagem (Save changes to image ?)  ...
diga que não ! 
Em seguida abrirá outra janela perguntando se você quer fazer
o UP DATE da sua imagem para o Animation Shop... 
 Diga que SIM !  Pronto...  sua nova frame só com as  letras bonitinhas já aparecerá de novo lá dentro do Animation Shop !

8 - Junto com sua animação anterior você agora terá UMA FRAME com suas letras !   Ela tem que estar com fundo TRANSPARENTE ! 
( zebra... isso não aconteceu e o fundo está opaco?  então é só clicar em  Animation / Animation Properties/ Canvas color (e deixar clicado o Transparent )
          

 



9 - Voltando à nossa nova frame DO NOME : clique na ferramenta +  ( Registration MARK) e clique em cima do NOME  ( repare que
a + aparecera em todas as frames).

10 - Conte quantas frames de IMAGEM  você tem ( fora a do nome) .

11 -  Clique na frame do nome, e faça CÓPIAS da Frame/nome no exato número de frames de imagem que você tenha.
                                                     
12 - Com a ferramenta Flecha (ARROW) clique na primeira frame do NOME - de fora para dentro ( da extremidade para o meio) e com a tecla CTRL apertada, vá clicando em todas as frames de nome que você tiver, seguindo a seqüência até chegar na última ( a frame seguinte já será de IMAGEM. Ok ?!)
                                                         


13 - Com suas frames/nome  realçadas (clicadas) é só arrastar essa última frame de nome para DENTRO da primeira frame de imagem !!!!!
e Voilaaaaaa !!!!!   Seu nome bonitinho já estará dentro de TODAS as frames de imagem que você  tem !!!!!  Observe que ele estará ali, fixo ( sem tremer -  e bem formatado  ( coisa que não acontece quando a gente escreve o nome direto no próprio Animation , pois ele tem poucos recursos de formatação) .


                       
14 - Quer ver como está sua animação ? Clique em VIEW ANIMATION mas, em seguida , para continuar a trabalhar nela: clique de novo no View Animation  para abrir as frames.

15 -  Oppppppss  Calma ! sua imagem ainda não acabou !!!!
 Faltam os finalmente da animação :    REALCE  todas as frames
( Edit/ Select ALL)    e clique em ANIMATION / ANIMATION PROPERTIES/LOOPING    e deixe clicado REPEAT THE ANIMATION INDEFINITELY .   Atenção : sempre que você fizer uma animação, nunca se esqueça de deixar clicado esse item... do contrário sua animação não funciona !!!!!

16 - Ainda com todas as frames realçadas, observe se sua animação não está com espaços vazios sobrando......  ( quanto maiores as frames, mais PESADA em KB ficara sua imagem animada...); se isso estiver acontecendo, e se der para CORTAR espaços desnecessários e as partes que não interessam, aqui é fácil:
é só clicar na ferramenta CROP e , em uma das frames, circundar  bem junto o seu desenho. Click !  já esta ok   Ela cortará todas as frames ao mesmo tempo !!!!!

17 - Se mesmo assim sua animação estiver muito grande...... há outro recurso:  realce todas as frames e clique em Animation/Resize Animation  e  no  Percentage of original, marque quantos % você quer diminuir sua animação  (atenção: ali  deixe clicado também  o "maintain aspect ratio of"

18 - Tudo Ok ?   então já está na hora de salvar !
Clique no View animation, veja se sua animação esta como
você quer e clique em salvar.  Dê um nome para essa sua nova ani e salve sempre como  .gif

No quadro que aparecer depois, deixe clicado na escala BETTER IMAGE QUALITY .      

19 - No mesmo quadro  clique em CUSTOMIZE : veja se está marcando 255 cores ( se não estiver, coloque 255 !) deixe marcado Partial transparence ( aqui varia muito de gif para gif, então sempre é melhor ir observando como fica mais perfeito)

20 - Na pergunta "Would you like to blend the partially transparence pixels"?   conforme o caso e a situação de sua Gif, às vezes é melhor clicar no YES ( essa cor, conforme minha Gif, eu geralmente deixo no cinza claro)     Ou  direto na opção NO.

21 - Dê OK   e Avançar - outro Avançar   e Concluir !
PRONTINHO... aqui está a sua nova assinatura :

 


 

                      Mais dicas na segunda parte...aqui!

 

Este Tutorial de Dicas de animação no Animation Shop do PSP
foi elaborado por Layla Breda - São Paulo - Brasil -  em agosto de 2004 e pode ser divulgado livremente em Listas, desde que citada a autoria.

Autorizado para publicação no

 Caderninho 


 

Folhas Soltas

Caderninho