Material

Matriz da rosa, zipada aqui

Mask névoa, zipada aqui

Fonte Scriptina, zipada aqui

~~:::~~~:::~~

1 - Abra as fotos que serão usadas -  duas, três, cinco, quantas quiser.  Faça cópia de todas e feche os originais.

Recorte com ferramenta Crop) somente o rosto,  tentando ampliar e aperfeiçoar na medida do possível. Tente escolher fotos onde o rosto esteja bem nítido e grande.  Prepare a foto e salve numa pasta que já deve estar preparada para elas.  Nesta fase as imagens podem ser salvas como jpgs, em File/Export/Jpg Optimizer, de forma que você possa diminuir seu peso.

2 - Se usar Image/Resize para diminuir as imagens,  é bom aplicar  o efeito Add/Noise para disfarçar as imperfeições e distorções que vão surgindo.

3 - Depois de todas as matrizes de fotos  prontas para trabalhar, abra uma a uma no PSP e vá em Layers/Promote background layer, para poder, se desejar, selecionar o fundo com a Magic Wand e apagar.  Pode usar, se preferir, a  mask névoa.  Salve a mask  zipada e descompacte  na sua pasta de masks.  Vá em Layers/Load/Save mask from disk e procure a mask salva, clique em Load e em seguida em Layers/Merge group.

4 - Abra a imagem de uma flor  ( ou use  a matriz zipada)

e  repita  a  seqüência  abaixo para cada foto escolhida.

5 - Edit/Copy  a foto; ative a imagem da rosa , clicando nela,  e   Edit/Paste as new layer.  Com a ferramenta Move ou com a Deform (clique D para ativar) mova a foto para o local que achar mais interessante no miolo da rosa.

6 - Com a layer da foto marcada  (clique nela na paleta de layers), use, se necessário, a ferramenta Erase (borrachinha).  Vá  apagando os excessos da foto, se houver, até que reste apenas o rosto, como se ela estivesse dentro das pétalas da rosa.

7 - Tudo certo ?   Então é só clicar em Layers/Merge all. Escreva  agora ( se quiser) o nome da pessoa ou bichinho, usando a ferramenta Text na fonte que desejar, ou usando a fonte zipada que salvou no início do tutorial.

8 - Salve  cada  imagem final  na sua pasta, com nome e número.  Por exemplo:  gatofinal1...para facilitar na hora de montar a animação.

                                  

Fazendo a Animação

                        Há muitas formas de se fazer isso... 

uma delas é esta que usaremos a seguir.

 

9 - Abra o Animation Shop e vá em File/Animation Wizard ou clique no primeiro ícone na barra superior à esquerda.

10 - No primeiro quadro   que abrir clique em  Same Size  e  AVANÇAR

 

11 - No segundo quadro clique em Opaque   e AVANÇAR

 

12 - No terceiro quadro clique Centered in the frame/With the preceding  e Scale Frames to fit e   AVANÇAR

 

13 - No quarto quadro, Yes, Repeat the animation indefinitely,  124    e   AVANÇAR .  O número define a velocidade da animação e usamos um número alto para que as pessoas possam ver a foto e ler o nome ( quanto mais baixo esse número, mais rápido  é o movimento).

 

OBS: Se depois de tudo pronto você preferir as imagens mais lentas  ou mais rápidas, ou uma com velocidade  diferente da outra, é fácil alterar =  abra sua animação e clique com o botão direito do mouse em cima da frame que deseja modificar a velocidade  e no quadro que abrir, clique em  Frame/Properties/Display Time  e ali coloque a velocidade que você quer para aquela  frame.  Se quiser modificar e unificar a velocidade de todas as frames, Edit/Select all  e proceda como no exemplo acima, escolhendo uma velocidade. Isso pode ser feito em qualquer animação - a qualquer momento, quer seja gif sua  ou alguma que tenha salvo na Internet.

 

14 - No quinto quadro clique em  Add Image e busque cada uma das suas imagens que salvou, começando pela rosa matriz. Vá clicando nas imagens com a tecla Ctrl pressionada.  Quando estiverem todas marcadas clique em Abrir.  Observe a ordem em que apareceram e pode modificar essa ordem clicando no nome da imagem e usando as opções Move Up e Move Down.

15 -  CONCLUIR !

Sua animação aparecerá no Animation aberta em frames.  Para ver o resultado clique em View/Animation.  Faça as alterações que julgar necessárias;  velocidade, em Animation/Properties e tamanho em Animation/Resize.  Quando estiver ao seu gosto salve como gif. 

 ~~ Outro Exemplo ~~

 

 

 

 

 

 
Tutorial de Layla Breda 
 
Autorizado para publicação no

 Caderninho

Agosto de 2007

Publicação  e Revisão:  Romy Bastos

É permitido o repasse em listas, 
desde que mantida a autoria

 

 

 
 
Folhas Soltas

Caderninho