CONHECENDO E APLICANDO O WINZIP 8.1 SR1

SUMÁRIO

 

(Clique no capítulo desejado para ter acesso ao conteúdo)

 

 

– INTRODUÇÃO

– COMO RESTABELECER (DESCOMPRIMIR=EXTRAIR) UM ARQUIVO

2-1 . DESCOMPRIMINDO ARQUIVO PELO PROCESSO NORMAL

2-2 . DESCOMPRIMINDO ARQUIVO PELO PROCESSO SIMPLIFICADO

  – COMO COMPRIMIR (ZIPAR) UM ARQUIVO

3-1 . COMPRIMINDO PELO PROCESSO NORMAL

3-2 . COMPRIMINDO PELO PROCESSO SIMPLIFICADO

– COMO UTILIZAR O DISQUETE ABRANGENTE

4-1 . UTILIZANDO O PROCESSO NORMAL DO DISQUETE ABRANGENTE

4-2 . UTILIZANDO O PROCESSO SIMPLIFICADO DO DISQUETE ABRANGENTE

– UTILIZAÇÃO COM PROGRAMA DE E-MAIL

5-1 . ENVIANDO ARQUIVOS ZIP POR E-MAIL

5-2 . COMPRIMINDO ANEXOS AO UTILIZAR SEU PROGRAMA DE E-MAIL

  -  PARTIÇÃO DE ARQUIVOS

 

 

 

 

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

 

1. O que o WinZip 8.1 SR1 faz

O WinZip é um programa (software) que facilita os usuários do Windows a trabalhar com arquivos. Ele apresenta uma intuitiva interface de apontar-e-clicar/ arrastar-e-soltar, para ver, executar , extrair, adicionar, apagar e testar pastas em arquivos com a interface padrão do Windows. O WinZip também fornece uma interface Wizard que simplifica o processo de trabalho com arquivos Zip.

2. Sobre Opções de Instalação do WinZip

Durante o procedimento de instalação do WinZip lhe é solicitado para selecionar a interface Wizard ou a interface Classic.

. Wizard (Figura 1) : se você for principiante em computadores, ou pouco familiarizado com o sistema operacional Windows, então você deve primeiro tentar usar o Wizard do WinZip para abrir e criar seus arquivos Zip. Esta interface será a mais empregada nos tutoriais a seguir.

 

Figura 1

. Classic (Figura 2): é a mais poderosa interface do WinZip, recomendada para o usuário mais experiente em computador , que se sinta confortável ao utilizar o Windows e arquivos Zip. Esta interface aparecerá em alguns tutoriais do elenco.

Figura 2

3. O que são Arquivos Zip

Os arquivos Zip são "arquivos" usados para distribuir e guardar arquivos ou pastas. Eles podem conter um ou mais arquivos. Normalmente os arquivos "guardados" como Zip (comprimidos = zipados) estão comprimidos para reduzir o espaço que ocupam. Os arquivos Zip facilitam para agrupar arquivos, transportá-los e copiá-los mais rapidamente.

Na operação de transferência (download = baixa) de arquivos pela Internet, os arquivos ZIP são requeridos porque eles estão comprimidos e essa transferência é mais rápida. Portanto, eles economizam tempo e espaço, e fazem a transferência de software e transferência de anexos de e-mail mais rápida.

Se você tiver arquivos grandes que são importantes mas raramente usados, como arquivos de dados extensos, simplesmente comprima-os em um arquivo Zip e então descomprima-os (ou "extraia-os") somente quando for utilizá-los. Com isso você estará economizando espaço em seu disco rígido (HD – Hard Disc).

 

Escolha acima, pelo título, o capítulo desejado do Tutorial para Winzip, ou acompanhe a seqüência clicando aqui:

 

 

 

Tutorial elaborado por  Bruno Cariello em novembro de 2003,  gentilmente cedido para publicação no Caderninho.

 

 

Índice de Folhas Soltas

Índice do Caderninho