Dando continuidade às sugestões de utilitários, vamos abordar desta vez os programas compressores de imagens.

Tais programas têm por finalidade diminuir o peso das suas imagens em KB, para tornar mais ágil sua abertura nos sites ou favorecer o seu envio em emails.

Há diversos deles disponíveis na Rede, mas  vamos colocar você em contato com o Ulead Smart Saver Pro.  Da família conhecida do Ulead Photo Impact, é um programa bastante leve e encontra-se disponível para download no endereço do fabricante:

 

 

Lá você encontrará opções para comprar o  programa ou usar a versão trial por 30 dias.

 

Encontrará também indicações de como fazer o download e instalar.

O programa tem muitos recursos que não serão abordados aqui, porque nosso enfoque será simplesmente o de comprimir o peso das imagens sem perder a qualidade.

Inicie o programa e  abra a imagem que deseja comprimir, indo em File/Open e escolhendo a imagem ou usando o browser  (um visualizador de imagens) em File/Visual Open.  Este browser  é bastante interessante porque mostra as animações também. 

Sua imagem será aberta no centro da tela, encimada por diversas abas.  

Clique em Optimizer, que vai conduzir você a otimizar a redução dos KB, isto é, vai reduzí-los com a menor perda de qualidade possível.

Terá então do lado esquerdo sua imagem original e do lado direito a imagem otimizada no padrão do programa.

Acima das imagens você terá os respectivos KB.

Caso a compactação padrão o satisfaça, já pode salvar esta imagem  indo em File/Save optimized image as...

Salve com um novo nome se quiser manter em seus arquivos a imagem original, ou simplesmente com o nome da imagem, substituindo a versão anterior.  Não esqueça de indicar a pasta onde quer que a imagem seja salva.

Supondo que você queira diminuir ainda mais o peso da sua figura procure na aba Optimize, abaixo das figuras,  dois campos chamados Colors e Dither, se for uma gif, como no nosso exemplo, ou  Quality e Chroma, se for uma jpg.  Arraste para a esquerda a seta de Colors ( ou Quality)  e vá observando o peso da sua imagem cair...e observe também a perda de qualidade na imagem.  Procure o ajuste ideal para a sua necessidade e só então salve.

Se a sua imagem contiver texto ou assinatura, procure nesses elementos a excelência para a compressão, para não correr o risco de ter uma assinatura ilegível.

Como já foi dito acima o programa não se esgota aqui, mas esta é a finalidade que nos propusemos a explorar.

Esperamos que consiga com essas dicas tornar mais leves suas imagens!

Roteiro redigido e editado por Romy Bastos

 

Voltar para o índice de Folhas Soltas Voltar para o índice do Caderninho