:-)


Como e onde Salvar Arquivos para melhor trabalhar com o PSP

Para PSP7 e PSP8 

 

Para bem usar o PSP precisamos levar em conta que ele nos exige uma boa  organização para melhor funcionar.

Sua própria estrutura nos demonstra isso, já que dentro do próprio programa  estão configuradas pastas para armazenar arquivos com diversos tipos de extensão.

 

Adicionalmente precisaremos armazenar a imensidão de figuras e adereços que passaremos a usar na prática desse vício de pspar...risos

Ainda no que toca aos arquivos do programa, se os salvarmos todos  nas próprias pastas, dentro do PSP, o programa se tornará lento, sobrecarregado. Portanto o ideal é abrir pastas fora do programa.

Se você usa o PSP7:

1 - Entre na pasta  Meu computador e  crie  uma nova pasta, clicando com o botão direito em qualquer lugar vazio.  Chame-a de PSP.  A minha se chama PSPAdereços e está em C:/ROBRB, que é como me organizei.

2 – Dentro desta pasta abra subpastas com o nome das   pastas para arquivos que o programa contém ( tubes,  presets, brushes, plugins,  etc.).
       Obs: Os plugins constituem um caso à parte.  Cada pspmaníaco encontra sua forma de se organizar com eles.  Uma sugestão é ir acrescentando pastas numeradas conforme o acervo for aumentando.  Em cada pasta de Plugins deverão ser abertas subpastas para cada plugin, e isso poderá ser feito dezipando cada  um em sua própria pasta ( a terceira opção):

 

Para descompactar arquivos zipados visite nosso excelente tutorial redigido por Bruno Cariello aqui.


3 – Crie agora pastas adicionais com os seguintes nomes: Material, Material Zipado,  Trabalhos Incompletos e Fontes ( claro que os nomes não são rígidos, mas sugestões)
"Material" poderá guardar imagens, gifs, fotos etc... e poderá ser subdividida para esses tópicos.
"Material Zipado" abrigará todos os arquivos zipados, que ao serem salvos serão colocados lá para posterior triagem e separação.                                           

"Trabalhos Incompletos" ( ou em andamento): para guardar o trabalho que está em confecção, e que poderá continuar mais tarde.
"Fontes" poderá também ser subdividida em grupos como Dingbats, Escritas, Românticas, etc.   Para usá-las no PSP basta abrir e minimizar e ela estará disponível para a ferramenta texto do programa.

Se você usa o PSP8:

Fica mais fácil, já que a instalação do programa coloca pastas para essa finalidade em Meus Documentos, veja:

 

 

 Agora que você já tem um lugar pra cada coisa, descompacte cada coisa em seu lugar...

:-)

E  vamos ensinar ao PSP o caminho para achar essas coisinhas: 

 
1 – File / Preferences /File Locations

No PSP7:

 

 

Escolha a aba que deseja configurar e em Browse procure a pasta que quer indicar. 

 

No PSP8:

Se começar pela ordem que se encontra lá, verá a opção para indicar o caminho dos Brushes. 

Observe que a versão 8  já tem como padrão as  duas pastas: uma dentro do programa e outra em Meus Documentos/My PSP8 Files.

 

Clique em Add e em seguida em Browse para procurar a pasta que quer indicar, ou adicionar.  OK. Clique em algum lugar em branco para fixar a opção.


No caso dos plugins indique quantas pastas forem necessárias. O meu caminho para plugins ficou assim porque criei as pastas de plugins em Arquivos de Programas.  Tenho duas e logo mais abrirei a terceira.

Esperamos que isso ajude você a trabalhar com mais conforto no seu PSP.

 

Tutorial de Zilnê Godoy & Romy Bastos, para o Caderninho

:-) 

em 10/05/2004