Abra o tile j10.jpg e minimize.


Use-o como pattern para preencher uma nova imagem de 1024x200pxs.


Usando o browser do programa abra a imagem 
jbolso.tub.
Vá em Image/Resize para diminuir o bolso, que ao natural
está muito grande para nosso background.
Configure a caixa do Resize assim:




Dicas: 

1- Sempre que alterar o tamanho de uma imagem use Adjust/Sharpness/Sharpen, para que a imagem retome o brilho.

2- Configure sua barra de ferramentas em View/Customize/Commands, acrescentando facilidades. Eu, por exemplo, selecionei Adjust e arrastei o botão Sharpen para a minha barra de ferramentas.
Você pode escolher os comandos que usa com mais frequência e fazer o mesmo.

 





Copie o bolso já reduzido com o botão direito ou usando as teclas de atalho Crtl+C e cole como nova layer, ou Ctrl+L sobre a imagem do background.
Posicione o bolso  à esquerda e aplique Image/3DEffects Drop Shadow configurado em 2/2/80 e 5. Repita a operação usando os dois primeiros valores em negativo (-2/-2).
Escolha agora um belo tube floral, copie e cole como nova layer.
Abra a paleta de layers e com o mouse clique e arraste a layer das flores para baixo da layer do bolso, para que fique assim:

 

Dicas sobre layers: quando trabalhar com diversas delas, acostume-se a renomeá-las ( botão direito do mouse/Rename).  Identificar as layers ajuda muito, facilita o trabalho.

Quando você abrir uma nova imagem que não seja transparente, ou mesmo uma imagem do seu arquivo, verá que na paleta de layers ela aparecerá como Background.  Promova a layer com o botão direito para que possa aplicar efeitos e outras regalias...risos


Selecione a layer do bolso, aumente o Zoom e use a ferramenta Eraser (borrachinha) para apagar pedacinhos do bolso para que as flores pareçam estar saindo dele.
Configure a borrachinha, variando as opções Size e Shape conforme a sua necessidade.


Selecione agora a layer das flores e aplique Drop Shadow nas configurações anteriores, repetindo a aplicação igualmente em negativo.
Se quiser reposicionar o resultado final do bolso com flores, tire a visibilidade da layer que recebeu a pattern, clicando no olho que aparece à direita da layer, assim:


Vá em Layers/Merge Visible. Posicione ao seu gosto o bolso florido.
Habilite a visibilidade clicando novamente no olhinho.
Nova layer, assine e Merge All.
Gostou?
:-)
Espero que sim...

 

 

 
Tutorial elaborado e redigido por Romy Bastos em setembro de 2003.  Publicação simultânea no Caderninho e em Toque de Arte.

Tutorial vertido para o alemão, veja aqui:

 

 

 

Índice de Folhas Soltas

Índice do Caderninho

Tutorial Jeans pespontado