Passarei aqui informações objetivas, sem entrar no mérito de definições.  Veremos o lado prático do tema: quando salvar como Gif e quando salvar como Jpg.

 

Gifs podem ser simples e animadas.

As simples geralmente são mais leves em KB do que as Jpgs, mas a qualidade da imagem nem sempre é boa.

Gifs podem ser transparentes, isto é, podem ser usadas sobre qualquer cor de fundo.

Apenas as Gifs podem ter movimento.  Mas o movimento só aparece quando as colocamos no email.  Se abrimos no PSP elas não mostram o movimento nem a transparência.  Por esta razão é que usamos os tubes - porque têm fundo transparente.

A qualidade da imagem Jpg é melhor e por isso é o formato costumeiro para salvar nossos papéis de carta.

As nossas assinaturas simples podem ser salvas como Jpg.  Mas se forem animadas, isto é, se tiverem movimento, serão exportadas como Gif.  Da mesma forma, se quisermos manter o seu fundo  transparente, como no caso da assinatura com Shape, será preciso Exportar como Gif.

 

Futuramente, quando acabarmos estas lições básicas, você vai aprender a fazer assinaturas e tags animadas.  Verá então que no Animation Shop ( o programa da Jasc para trabalhar animações)  você pode abrir as gifs, e ver sua transparência e seu movimento, assim como todas as frames de que é composta para chegar ao movimento.

 

Por ora, espero ter ajudado, definindo nossa forma de salvar:  papéis e assinaturas simples, em Jpg .  Assinaturas animadas ou de fundo transparente, em Gif.

Veja nesta outra lição algumas dicas sobre o peso das imagens.  Clique aqui.

Caderninho

Índice do curso de PSP8

Folhas Soltas