Curso de PSP8, Módulo 2

TUBES

 


Picture tubes  são imagens de fundo transparente inerentes ao programa e são usadas como se fossem carimbos.  Podem ser abertos como imagens pelo browser também.


 Não serão visualizadas em outros programas e não poderão ser inseridas em emails ou páginas em seu estado natural. 
No entanto são extremamente interessantes e dinamizam nosso trabalho de edição e criação de papéis de carta, tags e assinaturas. São imagens de fundo transparente e ao final do trabalho serão salvas como jpgs ou exportadas como gifs, para atender à utilidade que terão nos emails e nas páginas da web.

 Ao abrir a ferramenta pela primeira vez verá que seu PSP traz um acervo de tubes na forma de pequenos acessórios ( bolinhas, florzinhas, brinquedos, estrelas, corações) , que serão usados de uma maneira similar a carimbos,  complementando imagens, enfeitando molduras, etc

Eles poderão também ser usados independentes da ferramenta, na sua forma natural de imagens, se os abrirmos pelo browser do programa. Browser é um visualizador de imagens que pode ser acionado neste ícone , ou em File/Browse.

Será bom que sejam aplicados sobre layers para que possam ser dimensionados e posicionados mais facilmente. 

Layers são camadas transparentes que vamos sobrepondo nos trabalhos.  Logo serão exemplificadas.
Pela versatilidade dessas imagens, tubes,  você verá que elas existem em profusão na Net. Há sites exclusivos para baixar tubes, que todos adoram colecionar.  Faça uma busca no Google por "Tubes" e verá.

Vamos fazer um papel de cartas utilizando um tube e fazendo contato com as layers?

Salve o tube  lizs_tucan.tube, clicando aqui. Coloque-o na pasta Tubes dentro da pasta PSP8, em  Arquivos de Programa/Jasc.

 

Abra agora o PSP e vá em New para abrir uma nova imagem.  Que deverá medir 1024x300 e deverá ser transparente.

Escolha uma cor clara para  preencher a sua imagem com o baldinho  ( Flood Fill ), sugiro um amarelo bem clarinho.

Agora vá em Layers/New Raster layer.  Com isto você acrescentou uma nova layer ao seu trabalho.  Uma nova camada sobre a qual vai agora aplicar o tube.

 

Veja como funcionam as layers, clicando neste ícone ou indo  em View/Pallettes/Layers :

Vai abrir esta imagem em que as layers aparecem uma sobre a outra, assim:

A layer Raster  2 está pintada de azul.  Isto significa que ela está ativa.  Quer dizer que os passos que eu fizer no programa serão aplicados sobre esta camada.

Acione agora a ferramenta tube e procure a imagem que salvou, um tucano.  Clicando na flechinha marcada vão aparecer as opções de tubes que você tem.  Marque a imagem do tucano e OK.

Configure a ferramenta tube assim:

 

Scale determina o tamanho em que você vai aplicar o tube.

Clique com o mouse agora sobre a imagem e verá o tube do tucano carimbado sobre ela. 

Use a ferramenta Mover  para posicionar o tucano no lado esquerdo da imagem.

Agora podemos aplicar uma sombra no bichinho, para realçar.  Vá em Effects/3DEffects/Drop Shadow e configure assim: H/V=2 -  Opacity=80 - Blur=2 - Color=black

 

Em seguida use a ferramenta texto para assinar.  Posicione a assinatura e agora vá em Layers/Merge all.  Este passo terá unido as layers agora que o trabalho está pronto.  Salve como .jpg e use!

 
Folhas Soltas Índice do curso de PSP8 Caderninho