~~:: Instruções para Internautas de primeiras viagens ::~~

 

 

Para quem está começando na internet agora, uma série de dicas iniciais para ambientação nesse espaço tão amplo e diversificado.  São dicas para os iniciantes começarem a se movimentar visitando páginas, recebendo e enviando e-mails. Há muito mais para ser aprendido e desenvolvido, mas o restante virá com o tempo e prática.

 Navegar e trocar e-mails abre uma grande porta para contaminação por vírus. Mantenha seu computador  protegido com antivírus eficaz e atualizado regularmente.  Você pode perder seu computador se não tomar esses cuidados.

Para navegar na Web você utiliza um navegador que é o programa que exibe as páginas que visita.  Nosso navegador é o Internet Explorer.

 

~~:: Navegando ::~~

Para abrir uma página da Web você precisa de um endereço.  Esse endereço geralmente tem a seguinte forma: http://www.jardins.com.br.

A terminação br indica uma empresa brasileira.  Existem também endereços que só vão até o .com. São páginas internacionais.  Outros países usam as suas abreviações, como por exemplo, uk para o Reino Unido.

As instituições governamentais usam gov.br   Exemplo: www.receita.fazenda.gov.br

As entidades de caráter social, político, etc terminam em .org.br 

Para abrir a página, você poderá usar o endereço como mostrado acima ou um link.

- Usando o endereço:

Com o Internet Explorer aberto em sua página inicial, você clica na palavra Arquivo no canto superior esquerdo e escolhe a opção Abrir. Então você digita o endereço exatamente como lhe foi passado.  Se o endereço não estiver correto virá uma mensagem de página inválida  ou inexistente.  Não se esqueça de dar OK. 

Você pode também  apagar o endereço que aparece na figura 1 e digitar o endereço desejado. Clicar em "Ir" ou teclar "Enter."

 

 

~~:: Usando um link ::~~

 

Um link é um atalho que já vem com o endereço correto para abertura da página.  Passando o mouse em cima de um link, o cursor se transforma numa mãozinha ou, em alguns casos, numa cruz. É só clicar nele que a página se abre. Um link pode se apresentar de várias formas. Veja os exemplos abaixo:

1. O endereço sublinhado: http://www.romybrb.com.br/

2. Uma palavra: Enter

3. Uma figura:

Observe que qualquer das formas acima vai levar você à página desejada.

 

Chegando à Pagina desejada:

~~:: Menu ::~~

 

Com a página aberta, você vai consultar o menu para ver o que a página lhe oferece. O menu é um conjunto de links com as principais seções. Dependendo do profissional que confeccionou a página, o menu pode vir em forma de tabela como no Folhas Soltas do Caderninho (Clique Aqui para verou em figuras, como na abertura do Caderninho (Clique Aqui para ver). O menu pode vir também no alto da página. É só ir deslizando o mouse sobre os títulos para que se abram os links das demais seções da página. Lembre-se que o cursor vira uma mãozinha ao passar sobre um link. É só clicar naquele cuja opção lhe interessa.

 

~~:: Mudar de página ::~~

Se você abriu várias páginas  e quer voltar a uma outra, é só clicar  na setinha verde voltada para a esquerda conforme mostra a figura do item "Usando o endereço". Querendo voltar à página em que estava, é só clicar na setinha voltada para a direita.  No Windows XP as páginas abertas costumam ficar listadas no rodapé da página  no local onde se encontra o ícone do Internet Explorer. Veja na figura abaixo. É só escolher a que deseja e clicar nela. Aliás, enquanto você navega, todos os programas abertos ficam reduzidos na barra inferior de sua página. Querendo abrir algum deles, é só clicar na caixinha que contém o seu ícone.  Minha página aberta no Internet Explorer é a do Google enquanto trabalho alternadamente com o Outlook Express e o Paint Shop Pro.

 

~~:: Favoritos ::~~

Se você visita uma página com certa freqüência, é aconselhável colocá-la nos "Meus Favoritos". Para incluir uma página na sua relação de Favoritos: com a página aberta, clique em Favoritos no alto da página.  Clique em Adicionar a Favoritos e dê OKPara abrir sua lista de Favoritos, clique na estrelinha abaixo da palavra Ferramentas. Sua lista de Favoritos se abre e você clica no Link da página  desejada que então se abre.  A vantagem é você reunir os links que mais usa e ter rápido acesso a eles.

 

 

~~:: Histórico ::~~

 

As páginas visitadas ficam num arquivo do Windows chamado "Arquivos Temporários da Internet". Esse  processo facilita a abertura da página nas próximas vezes.  Se você visitou uma página  e não se lembra do endereço, clique no ícone do globinho com uma seta verde situado ao lado direito da estrelinha dos Favoritos, o Histórico. Você vai ter a relação das páginas  abertas por dia da semana num período determinado.

O acúmulo dos arquivos temporários pode causar lentidão na navegação. Por esta razão, periodicamente  faça uma limpeza nesses arquivos. Passe  suas páginas preferidas para a relação dos Favoritos e elimine o restante. Uma das formas de se fazer essa limpeza, é clicar  em Ferramentas/ Opções da Internet. No quadro que vai aparecer, clique em "Excluir Cookies", "Excluir Arquivos" e "Limpar Histórico" e  OK,  Veja as caixinhas marcadas com as setas na  figura abaixo .

  

 

 

~~:: Download ::~~

Fazer o download de um arquivo, ou baixar um arquivo, é trazer um arquivo de uma página  e colocá-lo em uma pasta de seu computador.  O download é indicado por um link (no exemplo abaixo, clique para baixar).

 

Ao clicar no link do download, abre-se uma janela perguntando se quer Salvar ou Executar. Executar é usado quando o arquivo a ser baixado é um programa e que será instalado diretamente.  Sempre que mudar de idéia, clique em Cancelar.

 

 

OBS:  É aconselhável Salvar os arquivos executáveis e submete-los a uma varredura com o anti-vírus antes de descompactar e instalar.

 

Ao clicar em Salvar, abre-se uma janela onde você escolhe a pasta em que vai guardar o arquivo.  É só clicar em Salvar e aguardar o arquivo ser transferido.  A velocidade da transferência vai depender de sua conexão. Se for discada é bem mais lenta do que a da banda larga.

 

 

 

~~:: Dica Especial:  Ferramentas de Busca ::~~

 

Para buscar páginas referentes a um assunto desejado, uma boa opção de ferramenta é a página do GoogleÉ só digitar a informação desejada  e teclar EnterSão então listadas as diversas páginas tratando daquele assunto.  Exemplos: Receita Federal, Dengue, Descoberta do Brasil, Tribunal de Contas, Moda, etc. Você vai abrindo as páginas uma a uma e fazendo sua pesquisa. O Google é uma ferramenta onde se pode buscar muitas coisas. Com o tempo, você poderá explorá-la muito mais.  Dentro de grandes sites ou portais você encontra também a busca interna ao site. que pode ser muito útil também.

 

~~:: Saindo da Página ::~~

Para sair da página, clique na cruzinha no canto superior direito. Para sair da Internet, clique na cruzinha da única página aberta ou se houver várias páginas abertas, clique em "Arquivo/ Fechar"

 

~~:: Recebendo e Enviando E-Mail pelo Outlook Express ::~~

 

As contas de e-mail devem ser configuradas no Outlook Express. O suporte dos provedores orientam os usuários nessa tarefa. Para os provedores grátis - Ig, Yahoo, Bol, etc -  basta procurar no Google.  Digite, por exemplo, " Configurar Yahoo no Outlook Express". Tecle Enter e comece sua Busca.

Depois de configuradas sua contas, vamos às mensagens.

Pastas do Outlook Express

Caixa de Entrada - Onde ficam as mensagens recebidas;

Caixa de Saída - Onde as mensagens aguardam para serem enviadas;

Ítens Excluidos  - Onde ficam as mensagens excluídas das outras pastas. Para excluí-las definitivamente, vá em "Editar" e escolha a opção "Excluir Itens da Pasta Excluídos". 

Rascunhos - Onde ficam as mensagens que você escreveu para enviar mais tarde. Para guardar uma mensagem nesta pasta, após redigí-la, é só  clicar em "Arquivo" e depois em "Salvar". Feche-a, clicando na cruzinha no canto superior direito  e ela vai imediatamente para a Pasta de Rascunhos

 

Catálogo de Endereços - É onde você guarda os endereços das pessoas com quem se corresponde. Para abrir o Catálogo e colocar os nomes e endereços, vá em "Ferramentas"/ "Catálogo de Endereços" (vide figura anterior).

 

Para inserir um nome, clique em "Arquivo" e em "Novo Contato". Vai-se abrir a janela abaixo. Você preenche com as informações pedidas e clica OK.

 

 

~~:: Outras Dicas ::~~

1. Se você quiser  utilizar sua caixa de correio pelo webmail, isto é feito diretamente na página do provedor, lá você deve procurar pelo link "Correio" ou "e-Mail."  Para entrar, você digita o  nome escolhido para sua conta (login) e a senha. A organização das pastas e do catálogo é semelhante à do Outlook Express.

2.  É recomendável se escrever como primeiro nome do catálogo a frase !0000- exclamação seguida de quatro zeros. Em caso de contaminação por vírus, quando sair a mensagem com todos os nomes do catálogo, ela ficará retida por conta desse nome estranho. O sistema avisa quando um endereço está com problema  e retém a mensagem. Aí a pessoa fica informada de que seu computador está contaminado.

 

Redigindo uma nova mensagem

Vá em "Criar e-Mail"  (figura do ítem Rascunho). Vai se abrir a figura abaixo:

 

Endereçamento 

Se a mensagem vai para uma só pessoa, clique no livrinho ao lado da palavra "Para". Caso a pessoa não esteja no seu Catálogo e não haja o interesse  de colocá-la, digite o seu endereço como,  por exemplo, fulano@capitalfederal.com.br . Para acrescentar mais pessoas, use ponto e vírgula para separar os nomes ou endereços. 

Sempre que você clicar no livrinho, vai abrir a caixa abaixo:

Se a mensagem for para um único remetente, vá diretamente "Para". Caso  você queira que vá uma cópia para alguém, selecione os nomes e em seguida clique em  "Cc"  ou "Cco". Recapitulando:  você clica no nome do destinatário na lista à esquerda e em seguida nas caixas de "Para" , "Cc"  ou "Cco" à direita. Se for para um destinatário ("Para" ), com cópia para um outro ("Cc" ), o primeiro tem conhecimento de que o segundo recebeu a cópia da mensagem destinada a ele. Usando a opção ("Cco - cópia oculta" ), o primeiro destinatário  não tem conhecimento de que o segundo recebeu a cópia da mensagem destinada a ele.

~~:: Nova  Dica ::~~

Sempre que você mandar uma mesma mensagem para várias pessoas, deve usar a caixinha de "Cco". Esse procedimento evita que ao repassar ou responder a uma mensagem cujo remetente usa o  "Para"  ou "Cc"  para essa finalidade, vá no corpo da mensagem uma lista com os nomes e endereços dos destinatários expostos. Essas informações podem ser coletadas por  disseminadores de vírus ou de spams (correspondência indesejada).

Redigindo e Enviando e-Mail - Nova Mensagem

O texto da mensagem deve ser digitado na parte em branco da figura mostrada no ítem "Criar e-Mail". Após a redação, clicar em "Enviar no canto superior esquerdo da mesma figura. A mensagem vai para "Caixa de Saída". Depois em "Enviar e Receber" , como mostrado na figura do ítem "Pastas do Outlook Express". Uma cópia da mensagem enviada vai para a pasta dos "Enviados".

Respondendo e-Mail e Enviando

Para se responder a uma mensagem recebida, você clica na mesma mensagem na "Caixa de Entrada" e em seguida em "Responder ao Remetente " no caso de se responder ao remetente. A opção "Responder a todos" é usada se você quiser  que a sua mensagem  seja lida também por todas as pessoas que receberam as cópias. Deve-se ter muito cuidado com essa opção, pois nem sempre a resposta pode interessar a todos. Ao clicar numa dessas opções de resposta, abre-se uma mensagem nova trazendo em baixo o texto da mensagem anterior. Esse texto segue junto com o texto de sua resposta.

Repassando um e-Mail

Se você receber uma mensagem e quiser compartilhá-la com alguém, clique na mesma na "Caixa de Entrada"  e em seguida em "Encaminhar". É semelhante ao processo de Responder ao Remetente, abre-se uma mensagem nova, mas com o texto da mensagem anterior. Aproveite este espaço para mandar um recado ou comentário.

 

~~:: Mais Dicas ::~~

 

Não repasse correntes e avisos de vírus pedindo para repassar para todo mundo.  Não assine listas de e-mail nem acredite em repasses para recebimento de dinheiro ou celular. É tudo falso. Só repasse orações para quem você sabe que gosta de recebê-las. Não repasse tudo o que recebe para todos de seu catálogo. Tenha cuidado em saber se aquela mensagem  é conveniente para ser enviada para aquela pessoa. Piadas sobre política, etnia e religião  podem criar situações de constrangimento se enviadas para pessoas erradas.  Mesmo no mundo virtual, discrição  e respeito são fundamentais.

 

Mensagem com Anexo

Caso você queira enviar uma mensagem com anexo ( figura ou outro arquivo qualquer), clique em Inserir/ Anexo. Vai abrir a sua lista de pastas de arquivos; escolha  a pasta desejada e clique sobre o arquivo que vai enviar e em seguida clicque em Anexar.

A propósito de anexos, muito cuidado ao abri-los; só abra  anexos de pessoas que você conheça e que saiba que mantenham seu antivírus atualizado.

 

 

~~:: Novamente  Dicas ::~~

 

1.Em ambos os casos - resposta e repasse - é aconselhável apagar o nome e o endereço do remetente que aparecem no cabeçalho da mensagem. Também é recomendado apagar os vários  "Fwd""Enc", significando vários repasses da mesma mensagem.  Se o assunto já rodou muito, pode não ter mais interesse para quem você a esteja envianpo.  Além de não ser seguro repassar aquelas mensagens com longas listas de inúmeros repasses, é muito pouco prático e gentil, pois o destinatário tem que rolar a barra até o final da lista para conseguir ler o texto ao final de tudo. Pior, que na maioria das vezes, o trabalho não é compensado pela qualidade ou utilidade do texto.

2. Também é muito desagradável receber  e-mail com o texto quebrado e cheio dos sinais >>>>>. Para evitar que suas mensagens produzam esse efeito ao serem respondidas, vá em Ferramentas/ Opções / Envio, como mostrado abaixo:

 

Em Formato para Envio de Mensagens clique  em  "HTML" e " Config de texto sem format" conforme a figura acima.

 

Na caixa que se abrir, como na figura abaixo, desmarque a caixinha "Recuar texto da mensagem de resposta".

 

~~:: Encerrando ::~~

Essas são as dicas  e que espero sejam úteis para você. Futuramente, você poderá incrementar suas mensagens, inserindo imagens, planos de fundo, músicas e efeitos. É só consultar a seção do Caderninho que trata desse tópico: http://www.romybrb.com.br/outlook.htm

 

Grande abraço e muita paz.

Ciro Teixeira

 

 

Roteiro de Ciro Teixeira

para o Caderninho.

Maio de 2006

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