02- Constituindo seu acervo


Para podermos ilustrar nossas mensagens precisamos ter figuras e arquivos sonoros.  Como obtê-los?  Simples, vamos começar  aprendendo a "salvar" os elementos que recebemos nas próprias mensagens e depois vamos buscar na Net também.

Esta mensagem vale para quem usa o Outlook em versões posteriores à 5.0; versões anteriores não aceitam a aplicação de som, pode-se apenas anexar, mas não será ouvido ao abrir a mensagem.

Se você já utiliza a versão 6.0, deve configurar o seu Outlook para visualizar os efeitos que serão ensinados nas próximas páginas.

Vá em Ferrmentas/Opções/Segurança e marque a alternativa Zona da Internet.


Antes de começar, imprima este texto, para seguir o passo a passo.
Isto vai facilitar a sua vida...:-)


Inicialmente você precisa criar em Meus documentos 
uma pasta específica para guardar suas midis.  Midis são arquivos sonoros que  têm duas notas musicais como ícone.  São leves e adequadas para usar em mensagens.  Evite outros tipos de arquivos de sons nos emails, para que eles não fiquem pesados.

Crie uma outra pasta  para  guardar figuras.  Posteriormente você pode dividir em subpastas, por exemplo: anjos, borboletas, estrelas, etc 

Crie ainda uma  outra pasta  para papéis de carta.

1-Abra então no Outlook a mensagem que tem adereços que vc quer salvar.  Encaminhe a mensagem. Vá em Exibir e marque a opção Editar Código Fonte.  Esta configuração fará com que  apareçam abaixo da sua mensagem três abas, com os seguintes nomes: Editar, Origem e Visualizar.  Editar é o plano em que trabalhamos a mensagem; Origem é o "avesso" da msg, o local onde são aplicados scripts e efeitos , num estágio mais avançado; em Visualizar se encontra a forma em que a msg será recebida em outro microcomputador, é o resultado visual da ilustração.

2- Clique em seguida na aba Origem.  

3- Vá em Formatar/ mensagem sem formatação

4- Sua mensagem ficará apenas com texto.

5-Vá em Arquivo/Salvar anexos.

6-Lá estarão eles.  Marque a figura, ou papel de carta, localize a pasta em que vai salvar e dê ok.

7-Repita o procedimento Salvar/Anexos e faça o mesmo para a midi.

8-Atenção ao fechar a mensagem, clique em Não quando  for perguntado se quer salvar as alterações.


Dica: figuras podem ser salvas diretamente 
da mensagem clicando sobre a figura com o botão direito,  indo em Arquivo/Salvar Figura Como. 
Papéis de carta não se salvam com o botão direito e sim  indo em Arquivo/Salvar como papel de carta. Atenção para isso, porque se salvar um papel de carta diretamente da tela ele será salvo com a extensão .bmp, extremamente pesada! 

Caso você queira salvar um papel de fundo na web, aí sim, clique com o botão direito e vá em Salvar Plano de fundo como/.

O método de salvar com o botão direito pode ser usado quase sempre com sucesso em suas navegações.

Alguns sites, no entanto, usam um script que desabilita esta forma de aproveitamento.

Caso você precise realmente da imagem protegida por esse tipo de script, salve a página inteira: Arquivo/Salvar página completa.  Isto vai gerar um arquivo html e uma pasta do mesmo nome, dentro da qual estarão todas as imagens contidas na página salva. 

Quando quiser salvar alguma música contida em páginas da Net vá em C:\Windows\Temporary Internet Files.  Lá você vai encontrar os arquivos sonoros e imagens contidas nas suas navegações mais recentes.

Vamos ao próximo número do caderninho, então, para aprender a usar essas maravilhas que salvamos!