18- Netiqueta

O conjunto de regras de comportamento e usos na Internet é chamado de "netiqueta".

São normas de conduta para convivência baseadas no bom-senso.  

No fim desta página você encontrará uma sugestão de endereço com informações mais detalhadas sobre o tema.  

Eu apenas tecerei alguns poucos comentários e indicarei algumas práticas interessantes para o uso  do correio eletrônico.

1- O primeiro mandamento da comunicação por email é não GRITAR.  Escrever em maiúsculas corresponde a gritar.

2- Use as letras  maiúsculas e minúsculas, como na escrita tradicional.  Abolir as maiúsculas dá um aspecto desleixado ao seu texto.

3- Procure ser objetivo e identificar o assunto do email.  Isto ajuda muito a quem recebe correspondência volumosa.

4- Caso precise enviar algum arquivo anexo, explicite na mensagem, para tranquilizar quem recebe de que não se trata de um vírus.

5- Responda sempre aos emails pessoais.

6- Agradeça igualmente qualquer gentileza e acuse recebimento de arquivos quando solicitar.

7- Não repasse mensagem sobre vírus que não seja de fonte fidedigna para não aterrorizar as pessoas.

8- Ao responder uma mensagem, retire os excessos desnecessários e deixe algumas linhas da mensagem recebida para identificar do que se trata.

9- Crie grupos para facilitar seus envios, reunidos por interesses comuns.  Por exemplo,  Família, Artes, Literatura, etc. Vá ao catálogo de endereços, em Arquivo/Novo grupo.  Este procedimento abre uma caixa onde você nomeia o grupo e em seguida seleciona os membros que vão compor o grupo. Acostume-se a explorar as potencialidades dos recursos.  Verá quanta coisa interessante é possível fazer se der uma olhadinha na aba Agrupar Detalhes.  Depois de escolher os membros, clique em OK.

10- Evite expor os endereços dos seus amigos enviando mensagens para diversas pessoas com cópia aberta. Para isso, no seu endereçamento de mensagens,  no  Outlook,  você tem três alternativas: Para, Cc e Cco.  Se no seu correio não aparecem as três opções,  clique em Exibir/Todos os cabeçalhos.  A segunda alternativa prevê a cópia em aberto e a terceira é a chamada cópia oculta.  Nomes ou grupos colocados neste último campo não são visíveis para quem recebe.  Chegam ao destino como endereçados a Undisclosed Recipient. 

Para  tornar mais simpáticos os seus envios a grupos,  destinando-os, por exemplo a "Amigos", crie um novo contato no catálogo de endereços e dê ao contato esse nome; coloque o seu próprio endereço.  Ao preencher o cabeçalho da mensagem enderece-a a "Amigos" (em Para) e na cópia oculta coloque os nomes de pessoas ou grupos a que se destinam.  Suas mensagens serão então distribuídas com cópia oculta e chegarão ao destino com um endereçamento simpático, como Amigos, Turma da Alegria, etc.  Veja como ficam as minhas mensagens coletivas, destinadas neste caso a três grupos:

 

Visite agora o endereço sugerido abaixo para obter informações  mais detalhadas sobre netiqueta.

 

http://www.icmc.sc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

Versão resumida do texto
"Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet"
©1997 Novatec Editora
por Maria Alice Soares de Castro