Parte 3


Nesta terceira e última parte deste tutorial, vamos abordar os novos efeitos

oferecidos pelo PSP9 e apresentar as novas ferramentas para o trabalho com fotos.


Novos Efeitos

O PSP9 conta com dois novos efeitos:

1. "Displacement Map" ("Mapa de Deslocamento")

2. "Radial Blur" ("Esfumaçamento Radial").

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Displacement Map

O que é? Para que serve?



Com esse recurso, pode-se criar efeitos de superfície bidimensional ou

tridimensional, a partir de uma imagem-base.

Pode-se, assim, deslocar ou distorcer uma imagem de forma semelhante a outra imagem. 

Podemos, por exemplo:

* criar efeitos de deformação originais e próprios,
com base em imagens já 

modificadas por outros efeitos, como os efeitos de Distorção e Geométricos do PSP;

* criar, com a opção Gradiente, efeitos semelhantes ao "erosion" e "dilation";

* combinar imagens como gradientes e linhas para criar efeitos de baixo-relevo, do tipo "Emboss".



 Onde está? Como usar?


 
1. Abra a imagem que vai receber o efeito.
Aqui foi usada esta imagem:
 

 
2. Acesse o efeito em Effects/Distortion Effects/ Displacement Map:
 

 
3. Abre-se a caixa mostrando a imagem original (a borboleta) eas opções (explicadas abaixo).
Na ilustração vê-se a aparência da imagem na qual foram aplicadas configurações escolhidas:


Sobre as configurações:
 
a) Na seção Displacement Map, clique no menu (setinha) da janela de imagem,

para escolher a imagem que será usada como base para a deformação (no exemplo acima, escolheu-se "Canvas simple"):


 b) Escolha, ou Stretch Map to Fit Image ou Tile Map to Cover Image (imagem acima).

Essas opções se referem ao tamanho da imagem: é que a Imagem-Base, ou Imagem-Map em geral não é do mesmo tamanho da imagem que vai receber o efeito; então ela será ou esticada ("stretch") ou "tiled" ("ladrilhada") para cobrir a imagemque vai ser deformada. Aqui foi usado o efeito Stretch. Se escolher Tile, ajuste o tamanho ("Size") de modo  a que a Imagem-Base possa cobrir a imagem a ser deformada.
 

c) Agora, defina o valor de  Blur ("Esfumaçamento" - veja na imagem acima).

Valores mais baixos produzem um efeito mais pontilhado. Valores mais altos, produzem uma aparência mais próxima à imagem original. Aqui se escolheu 11.
 
d) Na seção  Displacement Properties, escolha entre:


 
 * 2D offsets using red and green

Com esta opção, a imagem é deslocada usando-se os canais vermelho e verde

 *  3D surface using luminance

Esta opção desloca os pixels em proporção com as mudanças de luz, tratando a imagem como se fosse uma superfície em três dimensões. Aqui, escolheu-se 3D.
 

* Em Intensity ("Intensidade")

Controla-se a intensidade do deslocamento: valores mais baixos, menos deformação, ou seja, menos mudanças na imagem. Valores maiores, mais deformação. Pode-se usar decimais, arrastando-se a barrinha azul. Veja que, na ilustração acima, foi usado o valor 28,99.
 
* O item Rotation ("Rotação") é usado pelo programa para determinar a rotação do conjunto
de pixels deslocado. Faça experiências. No exemplo da ilustração, usou-se 157.
 
* A opção Edge Mode ("Modo de Margem") se refere a como ficam as margens:

Wrap: a imagem é tratada como se fosse um "tile" se repetindo em cada direção.

Repeat: toma o pixel da margem e o repete para o exterior.

Color: permite que você escolha  uma cor para os pixels que ficam fora da imagem. Experimentar com uma cor forte torna mais fácil compreender isto - na ilustração, foi usado vermelho - observe o resultado na borda da imagem da borboleta.

Transparent: (só para imagens em layers) os pixels exteriores ficam transparentes.
 

Abaixo, dois outros exemplo do efeito:
 
no primeiro, as mesmas configurações foram aplicadas na borboleta,
usando-se, porém, "Swirl" como base:
 


 no segundo a base foi Dither 75pct, usando-se Tile map; Size 90 e Intensity  15,94 

e demais configurações iguais.

 


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2. Radial Blur

O que é? Para que serve? 

O Radial Blur é um recurso que permite que se dê uma aparência de rotação, 
torção ou zoom a uma imagem. 

 
Onde está? Como usar?
 
 
1. Abra a imagem com que vai trabalhar. Aqui foi aberta esta imagem:
 

 
2. Acesse o recurso. 
O Radial Blur, embora considerado pelo programa como "efeito",
não é acessado por "Effects" e sim por Adjust/Blur/Radial Blur:
 
 

 
3. Clicando-se em "Radial Blur", abre-se a caixa mostrando a imagem original (a flor) 
e as opções (explicadas abaixo).
Na ilustração vê-se a aparência da imagem na qual foram aplicadas as configurações escolhidas:
 
 
 

 
Sobre as configurações:
 
a) Na seção Blur type, escolha uma das três opções: 
Spin - esfumaça os pixels em círculo, em torno do centro da imagem; 
Zoom - esfumaça os pixels a partir do centro;
Twirl - esfumaça os pixels em espiral .
Aqui se escolheu Spin.
 
b) Na seção Blur, escolha um valor para Strength. Trata-se da força, ou seja, da intensidade do efeito.
Valores mais baixos diminuem e valores mais altos intensificam o efeito. 
No exemplo, usou-se 21.
 
c) Quando se escolhe Twirl, deve-se determinar, na seção Blur,  
um valor para a opção (entre -90 e 90 graus).
 
d) A opção Elliptical se refere ao raio da área em que se aplica o efeito. 
O resultado vai depender  de se marcar a opção ou não e também da forma da imagem. 
 
Assim - opção Elliptical marcada: se a imagem for retangular, o esfumaçamento será em forma de elipse. 
Se a imagem for quadrada, o resultado será o mesmo que se obtém com Elliptical desmarcada: o esfumaçamento será circular.
Observe que, no exemplo, a opção está marcada, mas, como a imagem original era quadrada, o esfumaçamento foi circular.
 
e) Na seção Center, deve-se escolher as configurações para o centro da área do efeito:
 
 Horizontal offset - permite estabelecer o ponto central horizontal do esfumaçamento;
 
 Vertical offset - permite escolher o ponto central vertical do esfumaçamento e 
 
Protect center  permite determinar o quanto o centro da imagem será protegido do esfumaçamento, isto é, o quanto vai diminuir o esfumaçamento no centro. Portanto, nessa opção, valores maiores resultam em uma área maior sem esfumaçamento, no centro da imagem.
 
Observe, abaixo, a aparência da imagem com as opções: 
Spin/Strenght= 60/Horizontal offset , Vertical offset e Protect Center= 0
 


 
 e a seguir, como fica a mesma imagem, com as mesmas opções, usando-se, porém,  Protect Center com valor 49; repare que, com a proteção ao centro, o esfumaçamento central é menor, ou seja, a aparência no centro é mais semelhante à da flor original:
 
 
 
 
FOTOS
 
Este tutorial é sobretudo voltado para  trabalhos de criação com o PSP9; assim sendo, vamos apresentar a seguir apenas  uma breve referência aos novos recursos disponíveis para quem utiliza o programa para edição/retoques de fotos digitais.
 
     O PSP9 apresenta quatro novos filtros para fotos; todos são acessados clicando-se em Adjust/Photofix.
 

 
Na ilustração acima, o efeito escolhido é Fill Flash.
 
 
* Backlighting - serve para corrigir áreas de superexposição em torno do principal tema da foto.
 
* Fill Flash - é um filtro para correção do problema oposto, isto é, de áreas resultantes de subexposição ou áreas sombrias em fotos.
 
 * Chromatic Aberration Removal -  esse filtro ajuda a remover o indesejável brilho colorido que pode aparecer em fotos digitais, especialmente em imagens com muito contraste.
 
* Digital Camera Noise Removal - esse filtro permite remover da imagem o "noise", ou seja, aqueles pedacinhos de cor, como uma espécie de  pontilhado, que muitas vezes vemos surgir em fotos tiradas com câmeras digitais; pode ser aplicado à foto inteira ou a uma seleção e pode-se personalizar o recurso, definindo áreas específicas ou cores a serem tratadas ou ignoradas; essas definições podem ser salvas como um Preset a ser aplicado a outras fotos da mesma câmera.
 
 Note-se também que imagens não-processadas ("Raw images"), obtidas com câmeras digitais high-end, podem agora ser abertas na versao 9 do PSP
 
Com estas indicações sobre a parte de fotografia, encerramos este resumo a respeito das mudanças  existentes no  Paint Shop Pro9 em relação ao PSP8. Esperamos que este trabalho seja útil para facilitar a abordagem inicial da atual versão. Conforme dito acima, detalhes sobre as inovações deverão ser estudados em outros tutoriais específicos.
 

 

Parte 1 Parte 2

 

 

 


 

 

 


Tutorial  by Vanda Vasconcellos

Publicação exclusiva nos sites


Toque de Arte e Caderninho


Julho de 2005

Edição para Web: Angela M.P.Glavam

Formatação: Romy Bastos


Direitos reservados

 

 

 

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