Parte 2


Vamos, a seguir, abordar modificações no Browser de Imagens e nas Ferramentas do PSP, na versão 9.


* O Browser de Imagens ("Image Browser") apresenta agora duas abas, "Find" ("Procurar") e "Info" ("Informações"). 

Em "Find"  você navega pelo seu computador, 'para localizar suas imagens, no estilo Windows Explorer - tal como na versão 8  (nada mudou aqui); na aba "Info" se acham informações sobre a imagem, quem a criou etc.


     
Veja, nas ilustrações acima, o browser com as duas abas; na segunda ilustração, com a aba "Info" ativa, são mostrados os dados sobre a imagem: "File name" ("Nome do arquivo", no caso, "aaesp.gif"),"Format" ("Formato"), "Dimensions"("Dimensões") etc;


* outra novidade sobre o browser é que se pode agora usar novas opções para organizar as imagens; com o browser aberto, e após clicar em "Find", navega-se até a pasta desejada; depois, clica-se em "File/Sort" ("Arquivo/Organizar"; note que "Sort" só está disponível se  a pasta contiver mais de uma imagem):


Surge a caixa "Sorting" e escolhe-se, então,  o(s)  critério(s)  de organização, ("Sort condition") clicando-se nos menus drop-down:


Note que a organização - a ordem das imagens -  vai obedecer a um Critério Primário e a um Critério Secundário ("Primary sort order" e "Secondary sort order", indicados por setinhas vermelhas, na ilustração acima) - por exemplo, as imagens serão organizadas, em primeiro lugar, por Nome ("Name") e em segundo, por tipo de Extensão ("Extension"), como se vê na ilustração; pode-se ainda escolher se o critério deve ser aplicado em ordem ascendente ou descendente; não se desejando um segundo critério, marca-se, em "Secondary sort order" a opção "No sort".
Na ilustração da direita, algumas das opções disponíveis como Critério Primário de organização (disponíveis clicando-se no menu drop-down junto a "Sort Condition"): "Date", ("Data"). "File Size" ("Tamanho do Arquivo") etc.

______________________


Novas Ferramentas e Modificações


 Ferramentas de Arte

A versão 9 do PSP apresenta as novas "Art Media tools" - Ferramentas Art Media, ou seja, Ferramentas de Recursos de Arte,  que buscam imitar os recursos usados na realidade pelos artistas (tinta a óleo, lápis de cor, pastel etc). Alguns desses recursos já figuravam na versão 8, mas, como Efeitos, em Effects/Art Media Effects - e os resultados que obtemos são diferentes. Na verdade, essas novas ferramentas são pincéis  ("brushes")  a serem usados em conjunto com a nova Mixer Palette e as Art Media Layers (automaticamente criadas quando as ferramentas Art Media são utilizadas).


 As Ferramentas Art Media são:

 
Pincel a Óleo
Giz
Pastel
Crayon
Lápis de Cor
Marcador
Espátula
Esfumaçador
Borracha


Como se vê na ilustração acima, elas são acessadas clicando-se, na barra de Ferramentas, no novo ícone do Pincel a Óleo ("Oil Brush"), que fica ao lado do nosso conhecido "Baldinho" ("Flood Fill").
Note que essas ferramentas podem ser usadas com Preset Shapes, mas não com outros "brushes", como Paint Brush. 

Como quaisquer ferramentas, cada uma delas  também tem sua aplicação regulada por uma série de opções, na paleta Tool Options.


Essas novas ferramentas serão tema de tutoriais especiais.


Ferramentas de Desenho - A Ferramenta "Pen" ("Pena") teve seu uso modificado e foram criadas três outras ferramentas de desenho, "Rectangle" ("Retângulo"), "Ellipse" ("Elipse") e "Symmetric Shape" ("Forma Simétrica"); essas três ferramentas e Preset Shapes são acessadas clicando-se em um novo ícone, um Balãozinho Azul, na barra de ferramentas (ilustração abaixo):



Note que esse novo ícone (um "Balãozinho Azul") substitui o antigo ícone de Preset Shapes, ao lado do ícone da  "Pena".


 O funcionamento de todas as ferramentas desse grupo é semelhante, de maneira geral, sendo os passos os seguintes:


1. Escolhe-se a ferramenta, clicando no devido ícone:"Pena", para a pena, e "Balãozinho Azul", para as demais; em "Balãozinho", clique na ferramenta específica que deseja (Retângulo, Elipse etc - note que esse ícone vai substituir o "Balãozinho", na barra de ferramentas, indicando que você está usando essa ferramenta; veja a ilustração abaixo: foi usada a ferramenta "Elipse" e é esse o ícone exibido na barra de ferramentas):



2. na paleta de Materiais, escolhe-se cor/material para o contorno e o preenchimento (lembrando que se define a cor ou material do contorno em Foreground e cor/material do preenchimento, no Background);


3. escolhe-se as demais opções na Paleta Tool Options;


4. dependendo da ferramenta clica-se e arrasta-se ou se mantém pressionado o botão esquerdo do mouse e se arrasta, para desenhar o objeto.


5. Na Paleta Tool Options, clica-se em "Apply" ("Aplicar"), para retirar a seleção.
Na ilustração abaixo, a seta indica "Apply", na Tool Options:


________________________

 

Ferramenta de Texto

Temos, na ferramenta de Texto do PSP, novas opções quanto à direção em que o texto será colocado; modificações na colocação do texto em uma base/um contorno  e novas escolhas em  anti-alias, de modo a que o texto fique mais nítido, com fontes pequenas.

* Na Paleta Tool Options da Ferramenta de Texto, que se apresenta quando se clica no ícone da ferramenta (o "A"), há um novo comando, "Direction" ("Direção):


Clicando-se no menu drop-down, temos acesso a estes comandos:


  1. Horizontal e Abaixo: : é a colocação "normal", ou seja, o texto da primeira linha fica na horizontal  e as linhas seguintes ficam uma abaixo da outra;

  2.Vertical à Esquerda: : cada letra da primeira linha fica  na vertical e as linhas seguintes ficam, também na vertical, à esquerda da primeira linha;

  3. Vertical à Direita: : cada letra da primeira linha fica  na vertical e as linhas seguintes ficam, também na vertical, à direita da primeira linha;

    Na ilustração que se segue, as três colocações:



Nota: repare que estamos falando de linhas do texto e não do ponto na imagem onde será o início do texto; esse ponto (direita, esquerda, mais acima ou mais abaixo...) vai depender, como de costume, de onde se clica na imagem, com a ferramenta Texto ativada.


Observe a ilustração acima: a opção escolhida foi o terceiro comando -  3. Vertical à Direita - portanto, após a primeira linha ("Foi aqui"), as demais linhas ficaram colocadas à direita da primeira. Isso não tem  nada a ver com o ponto na imagem onde o texto se inicia: esse ponto, à esquerda da imagem, - na ilustração, indicado pela seta azul - foi determinado ao se clicar na imagem.

*  Se você tiver objetos do tipo vetor em sua imagem (objetos criados com as Ferramentas Pena, Elipse, Retângulo, Forma Simétrica ou com Preset Shapes), o comportamento da Ferramenta de Texto será o seguinte:

Para colocar texto na imagem, porém, não seguindo o objeto vetor: não clique perto do contorno do objeto:


Para colocar texto perto/no objeto, mas, sem que o texto "siga" o objeto
mantenha pressionada a tecla "Alt" ao clicar;

Para colocar o texto seguindo o contorno do objeto
coloque o cursor sobre o objeto (o cursor muda para     ) e clique.

 

* O PSP9 oferece três opções para anti-alias. 
Anti-alias é um recurso para evitar a aparência de "serrilhado" em bordas, suavizando a transição de cores entre os pixels da borda e os do fundo. As opções são Off ("Desativado"), Sharp ("Nítido") e Smooth ("Suave"), e são acessadas clicando-se no comando anti-alias, na Paleta Tool Options. Mas, é preciso cuidado ao usar o recurso, que pode aumentar o "peso" da imagem (tamanho do arquivo).




 

 


Tutorial  by Vanda Vasconcellos

Publicação exclusiva nos sites
Toque de Arte e Caderninho


Julho de 2005

Edição para Web: Angela M.P.Glavam

Formatação: Romy Bastos


Direitos reservados

 

 

 

Folhas Soltas Tutoriais PSP9 Estudos de PSP9

Caderninho