Este tutorial tem como objetivo responder à pergunta acima, que lhe serve de título. Vale acentuar, porém, que não pretende esgotar o assunto, pois, seria impossível abordar em detalhes todos os tópicos aqui apresentados: diversos deles, mais complexos, serão objeto de tutoriais especiais.
Elaborado com base no que o próprio programa oferece, este tutorial é, portanto, um resumo das diferenças entre o PSP 8 e o PSP9.  Esperamos que possa servir de auxílio para a tomada de contato com a nova versão.


 
Mudanças na Interface
 

As principais diferenças são as seguintes:


PALETAS


* Paleta Histórico ( History) - substitui o item Histórico do Comando (Command History). A Paleta Histórico mostra cada um dos comandos aplicados a uma imagem, de modo que se pode desfazer um comando, sem alterar outros. Os passos podem ser selecionados e transformados num script a ser aplicado a outras imagens. Você acessa essa paleta clicando em View/Palettes/History.

 


Com a paleta visível, os comandos que forem aplicados são mostrados; na ilustração abaixo, a paleta mostrando os comandos usados (no caso, "Baldinho", "Bordas" e "Rodar 90 graus")
 


* Paleta Misturadora (Mixer) - usada em conjunto com as novas ferramentas- pincel (brush tools) e a nova Art Media layer, ela permite misturar cores, como se fosse mesmo uma paleta de pintor. A paleta é acessada por View/Palletes/Mixer, e se apresenta assim:



* Paleta Materiais (Materials) - nessa paleta, temos uma nova maneira de escolher cores, o que agora pode ser feito por meio da Moldura  (Frame tab). Veja, na ilustração abaixo, como usar a Moldura:



* Mudou a forma de se ocultar/mostrar paletas; o usuário tem novas opções quanto a manter as paletas fixas ou não no espaço de trabalho;


Aqui, vale notar sobretudo o botão Auto Hide (Auto Esconder)  , que aparece em barras de ferramentas e em paletas, e está relacionado com a forma como são mostradas, assim:


* para barras de ferramentas e paletas:

quando a barra de ferramentas ou paleta está flutuando, ou seja, não está fixa, temos:


   - botão apontando para baixo: - a barra ou paleta permanecerá toda visível, ao se mover o cursor para outro local;
           -  botão apontando para a esquerda:  - só o título da  barra de ferramentas ou paleta ficará visível (a não ser que você   execute alguma ação na própra barra ou paleta e enquanto estiver fazendo isso);


* só para paletas fixas:


             - botão apontando para baixo - a paleta fica toda visível em sua posição fixa ao se mover o cursor para longe;
             - botão apontando para a esquerda   - a paleta irá para o espaço de trabalho, ficando sob forma de uma barra com nome; mova o cursor sobre essa barra, para exibir de novo a paleta.


IMAGENS ABERTAS


 * As imagens abertas podem agora ficar no formato de barra com nome ("etiqueta"), no alto do espaço de trabalho; para ativar a imagem, clique nessa  "etiqueta"; cada imagem aberta tem sua barrinha.
Você ativa essa  nova forma de mostrar imagens clicando em Window (Janela)/Tabbed Doccuments:



Na ilustração acima, duas imagens estão abertas e vê-se onde se deve clicar para que fiquem no formato barra; abaixo, como são vistas, após esta opção:


Repare que a imagem ativa ("cestaflor" ) tem a barrinha de etiqueta com seu nome em negrito e vai ocupar todo o espaço de trabalho. Com muitas imagens abertas, pode-se usar os botões Avançar (Forward) e Retornar (Backward), que aparecem, para ir de uma imagem aberta a outra; para fechar a imagem, clique no botão do "x" (na ilustração abaixo, esses três botões);

 



         Há agora mais comandos  disponíveis no menu que é acessado quando se clica com o botão direito na área de trabalho.

 

*         Pode-se agora atribuir um ícone a um script e depois arrastar o ícone para uma barra de ferramentas ou um menu. Para isso, clica-se na  aba "Scripts" (View/Customize/Scripts), o que permite acessar uma lista de 50 ícones; clica-se a seguir no script desejado (no menu drop down), depois no ícone desejado e no botão "Bind"("Vincular"), arrastando por fim o ícone para o local desejado (barra de ferramentas ou menu);

 

 

* Na caixa de diálogo "General Program Preferences" ("Preferências Gerais no Programa"), que agora pode ser acessada ao se clicar com o botão direito na área de trabalho, há novas opções para personalizar o programa: a aba chamada na versão 8 "Transparency" ("Transparência"), para definição das opções do fundo (aqui em "xadrez"), é agora denominada "Transparency and Shading" ( "Transparência e Sombreamento"); em "Shading", pode-se definir um sombreamento fora do retângulo da ferramenta Crop e também determinar a cor e a opacidade da área sombreada; veja como ficou:

 

Repare que, na ilustração, está marcada a opção "Enable crop shade area", ou seja, a área a ser cortada fica sombreada, ao se usar a ferramenta Crop; em Shading/Color e Shading/Opacity, pode-se determinar a cor e a opacidade dessa área sombreada(respectivamente cor preta e opacidade de 38, na ilustração acima). 

Um exemplo, com essas definições:

 

 

 

Se não quiser usar a opção, basta desmarcá-la.

 

* No Menu "Adjust" ("Ajuste"), os três comandos Automáticos "Color Balance", "Constrast Enhancement" e "Saturation Enhancement" ("Equilíbrio de Cor", "Realce de Contraste" e "Realce de Saturação") não estão mais em submenus: foram colocados como itens isolados. O menu Adjust passou a ter ainda um item (o primeiro) chamado Photo Fix, com comandos para corrigir problemas de fotos digitais (ilustração abaixo). 

 

 

 

Na segunda parte deste tutorial, vamos abordar mudanças em ferramentas e novas ferramentas.  Aguarde. 

 

 

 


Tutorial  by Vanda Vasconcellos

Publicação exclusiva nos sites
Toque de Arte e Caderninho


Julho de 2005

Edição para Web: Angela M.P.Glavam

Formatação: Romy Bastos


Direitos reservados